Um caminhada longa é melhor para o coração do que a realização de passeios curtos, especialmente se não pratica muito exercício. A conclusão é de um novo estudo publicado recentemente pelo “Annals of Internal Medicine”.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Andar durante 15 minutos sem parar é ideal, são cerca de 1500 passos de forma consecutiva, o que se traduz num bom exercício para o coração. Muitas pessoas centram-se em realizar cerca de 10 mil passos por dia, contudo esse objetivo não tem base científica. Contudo, os especialistas concordam que quando mais passos fizer, geralmente isso significa que isso será melhor para a sua saúde. O estudo teve como objeto mais de 30 mil adultos, com idades compreendidas entre os 40 e os 70 anos nos Reino Unido, que realizavam menos de 8000 mil passos por dia.
Especialistas da Universidade de Sidnei e Universidade Europeia de Espanha acompanharam a sua saúde durante um período de oito ano e concluíram:
– Pessoas que realizaram caminhadas durante o maior período de tempo reduziram o risco de problemas cardíacos em relação àqueles que realizaram passeios mais curtos.
– Mesmo entre aqueles menos ativos, os que caminhavam menos de 5000 passos por dia, caminhadas longas sem interrupções, tiveram um grande impacto e o risco de doenças cardíacos graves desceu drasticamente.
Foque-se na forma como caminha e não apenas na distância
– Foque-se na forma como caminha. Os investigadores concluíram que a forma de caminhar importa e não apenas a distância.
– Reserve um tempo do longo do seu dia para fazer uma caminhada longa.
– Pessoas sedentárias devem ajustar os períodos de caminhada para pelo 15 minutos consecutivos
– É recomendado pelos especialistas 150 minutos de atividade moderada por semana.
– Adultos com mais de 65 anos devem movimentar-se todos os dias, mesmo que seja apenas uma atividade leve em casa.
– A pouco e pouco irá sentir melhorias, após o início da atividade física, e isso irá manter o seu coração saudável.























