FC Porto, Sporting e Benfica ficaram sem uma boa parte do plantel durante a pausa para seleções. Depois de terminada, é tempo de olhar para o que os jogadores dos ‘três grandes em Portugal’ fizeram durante a pausa para seleções.
Houve quem se destacasse com golos ou assistências, mas a maioria acabou por ter exibições cinzentas e sem grande história. É de notar que houve quem tenha sido poupado num dos jogos internacionais, bem como quem apenas tenha entrado nos últimos 45 minutos de jogo.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
FC Porto: titulares, capitães e um marcador
Diogo Costa continua a ser o predileto para defender a seleção das quinas e não desiludiu com nenhum golo sofrido contra a Irlanda e Arménia. Nos sub-21 lusos, Martim Fernandes e Rodrigo Mora foram titulares no empate contra a Chéquia.
Dominik Prpic foi totalista nos triunfos da Croácia no apuramento para o Europeu sub-21.
Numa vertente amigável, Eustáquio foi capitão do Canadá no empate contra o Equador e triunfo frente à Venezuela. Também Pablo Rosário teve a mesma experiência com a braçadeira de capitão nos jogos da República Dominicana contra São Vicente e Granadinas (2-0) e de Martinica (0-0).
No apuramento para o Mundial 2026, Zaidu foi titular nos jogos da Nigéria contra o Gabão (4-1) do RD Congo (1-1). Na Europa, Kiwior foi um dos centrais da Polónia no empate contra Países Baixos e triunfo contra Malta. Ao serviço da Dinamarca, Froholdt jogou 20′ contra a Bielorrússia (2-2) e totalizou diante a Escócia.
Por fim, Samu e Deniz Gul foram adversários no empate entre Espanha e Turquia. O turco foi titular, marcou e saiu aos 69′, enquanto Samu entrou aos 62′.
Sporting: há quem foi poupado e quem contribuiu para a glória
Rui Silva, Gonçalo Inácio e Francisco Trincão fizeram parte da convocatória da Seleção A de Portugal para os jogos decisivos. O guarda-redes não teve a possibilidade de assumir os postes da baliza lusa, ao contrário dos colegas de equipas. Gonçalo Inácio foi aposta inicial de Martínez frente à Irlanda, mas saiu ao intervalo. Já o extremo também esteve presente na derrota em Dublin, depois de ter entrado em campo aos 63′. Em contrapartida, nenhum dos dois participou na goleada frente à Arménia.
Ainda na qualificação europeia para o Mundial 2026, Giorgi Kochorashvili (Geórgia) apenas foi opção na derrota contra a Bulgária, onde foi titular. A representar a Grécia, Georgios Vagiannidis foi totalista no triunfo contra a Escócia.
O capitão Morten Hjulmand entrou a 20 minutos do fim no empate contra a Bielorrússia. Esta terça-feira, voltou à titularidade frente à Escócia, num jogo em que os dinamarqueses foram empurrados para o play-off.
Na seleção portuguesa sub-21, Geovany Quenda foi titular no empate a zeros frente à Chéquia. Ainda nos sub-21, Iván Fresneda foi totalista por Espanha nas vitórias contra São Marino e Roménia, tendo feito um golo e uma assistência contra os romenos.
Nos sub-20 lusos, Rodrigo Ribeiro evidenciou-se com um golo marcado na vitória diante de Itália na UEFA Elite League, tendo sido novamente titular contra a Roménia.
No Uruguai, Maxi Araújo foi suplente utilizado no empate frente ao México e titular na derrota pesada contra o EUA. Ao serviço da Colômbia, Luís Suarez foi poupado na vitória contra a Nova Zelândia, mas jogou 70 minutos frente à Austrália.
Ainda nos jogos amigáveis, Geny Catamo jogou 90′ no desaire de Moçambique contra Marrocos e marcou no empate contra Chade. Ousmane Diomande regressou à seleção da Costa do Marfim com uma titularidade na vitória contra Omã.
Benfica: uma estreia e dois dispensados por lesão
A Ucrânia contou com Trubin e Sudakov na convocatória, sendo que o médio não chegou a ser utilizado e foi dispensado por lesão. Já o guarda-redes foi titular na derrota contra França (4-0) e triunfo contra a Islândia (2-0).
Também na Europa, Dedic (Bósnia) jogou 90 minutos no triunfo contra a Roménia. Ao serviço da Bélgica, Lukebakio foi poupado contra o Cazaquistão e entrou aos 71′ frente ao Liechtenstein. Ivanovic (Croácia) não saiu do banco no 1.º jogo e foi titular contra o Montenegro (saiu aos 55′), tendo sido alvo de críticas com uma exibição cinzenta.
Pavlidis também foi dispensado depois de ser substituído aos 43′ no triunfo da Grécia à Escócia. Pela Noruega, Schjelderup apenas somou 21 minutos frente à Estónia. Leandro Barreiro foi totalista nos desaires do Luxemburgo contra Alemanha e Irlanda do Norte.
Por cá, António Silva não saiu do banco na Seleção A de Portugal. Nos sub-21, João Rego esteve em campo durante 33′ contra a Chéquia, enquanto Gonçalo Oliveira jogou de início.
Ainda nos sub-21, Rafael Obrador assistiu na goleada de Espanha contra São Marino.
Nota para a estreia de Prestianni pela Argentina no amigável contra Angola, em que Otamendi foi poupado.























