O outono já vai a meio e são cada vez mais os dias de chuva. Mas os dias de chuva não precisam, necessariamente, de ser impeditivos de ir para a rua correr.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Primeiro que tudo, claro, é importante estar prevenido e ter preparado o equipamento apropriado. Por exemplo, para uma chuva fina é indicado um simples corta-vento repelente de água, enquanto para uma chuva forte é fundamental o uso de um casaco impermeável será mais indicado, para além de calças impermeáveis.
No caso de a corrida ser de trail, é também importante levar ter mochila adequada e sempre bem apetrechada, para antecipar qualquer mudança repentina de tempo. E, claro, é importante testar o equipamento.
E, claro, é bom que nos certifiquemos que telemóvel, leitor de MP3 e dinheiro estão bem protegidos.
Ultrapassados todos estes passos prévios, o passo seguinte é ganhar coragem e perceber que a experiência não é tão desagradável como pode soar.
Posto isto, é claro que é também importante ter precauções, por exemplo, nos momentos de grandes trovoadas. Na presença de trovões, o melhor mesmo é procurar um abrigo e esperar que as condições climatéricas acalmem, ou ligar a alguém que nos possa ir buscar.
Se não houver abrigo, é bom ter presente que os trovões só atingem os pontos mais altos.
Com o equipamento certo e em segurança, não há desculpa para não ir correr em dias de chuva, mesmo de chuva forte. Atravessar poças de água e cruzar-se com outros atletas que tenham tido a mesma coragem poderá trazer um sentimento de satisfação e realização pessoal ainda maior do que em circunstâncias ‘normais’.























