O Cruzeiro, orientado por Leonardo Jardim, desperdiçou na última noite a oportunidade de reduzir a distância para o Flamengo e para o Palmeiras de Abel Ferreira, ao empatar 3-3 no terreno do Juventude. A equipa mineira segue a quatro pontos do segundo classificado, mantendo-se afastada da luta direta pelo título brasileiro.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
No final do encontro, Jardim voltou a deixar em aberto a continuidade no clube para 2026, apesar de ter contrato até dezembro desse ano. “Estou aqui cem por cento dedicado ao Cruzeiro. Em relação à próxima temporada, já fui muito claro: mais importante do que falarmos do que será o futuro do treinador, dirigente ou jogador, é focar na fase de grupos e preparar as meias-finais da Copa do Brasil”, afirmou.
O técnico português tem mostrado crescente descontentamento com o futebol brasileiro. No fim de outubro, assumiu estar “muito frustrado” com decisões de arbitragem e com o ambiente competitivo. “Até chegar aqui à sala, duas ou três pessoas disseram-me ‘bem-vindo ao Brasil’, mas eu estou tão frustrado… Tenho tido alegria com os adeptos e com este grupo fantástico, mas penso se vale a pena continuar quando na realidade não somos nós que controlamos os jogos”, desabafou na altura.
Agora, voltou a reforçar que só no final da época serão tomadas decisões. “Depois disso é que eu, os jogadores e os diretores vamos pensar o que será o futuro. Não podemos ultrapassar metas com obstáculos ainda por resolver”, explicou.
Apesar das críticas, Jardim sublinhou que o seu objetivo é contribuir para a evolução do futebol brasileiro. “Quando chamo a atenção para uma situação é para haver progressão. A confederação tem tomado medidas — fair play, regularização da arbitragem — e tudo isso é para melhorar. Vim para o Brasil por opção. É um país que adoro, trabalho com brasileiros há muitos anos e queria viver esta emoção do futebol.”
Sobre o empate em Caxias do Sul, o treinador lamentou a falha no principal objetivo imediato: assegurar a vaga direta na Taça Libertadores. “O empate é negativo, porque com três pontos já podíamos consolidar a fase de grupos da Libertadores”, admitiu Jardim.























