O Sporting está nos oitavos de final da Taça de Portugal 2025/26 depois de uma vitória por 3-0 sobre o Marinhense, atual 12.º classificado da Série C do Campeonato de Portugal, quarto escalão do futebol nacional.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Rui Borges mexeu, e muito, no seu onze habitual, mas foi um dos poucos habituais titulares que se manteve na equipa inicial, Francisco Trincão, a bisar na primeira parte, e a abrir caminho ao triunfo. Depois, no segundo tempo, outro habitual titular, Luis Suárez, saltou do banco para fechar a contagem já no quarto de hora final.
Veja as melhores imagens do encontro
Leão domina mas cria pouco perigo
Como se esperava, o Sporting entrou a dominar a posse de bola mas, com muita mexidas na equipa, os lances de real perigo tardavam a aparecer.
A primeira situação de golo só apareceu aos 15 minutos, com Rodrigo Ribeiro – uma das novidades no onze – a aparecer isolado na cara do guarda-redes do Marinhense que, contudo, fez a mancha e segurou o nulo.
Trincão resolve em menos de dez minutos
O encontro seguiu na mesma toada, com o Sporting a pressionar e os lances de perigo a acontecerem, agora, com maior frequência. E, num deles, os leões marcaram mesmo. Salvador Blopa – herói do jogo da Taça da Liga com o Alverca em Outubro e novamente titular esta noite – cruzou a meia altura já dentro da área, na direita, e Trincão, vindo de trás, cabeceou para o golo aos 29 minutos.
Trincão que, volvidos nove minutos, aos 38, assinou o momento alto da noite, com um golo de belo efeito, ao seu estilo. Recebeu a bola ainda fora da área, ajeitou para o pé esquerdo e atirou em arco, sem hipóteses de defesa.
Antes do intervalo, o brasileiro Alisson viu a trave da baliza do Marinhense negar-lhe o terceiro golo e houve ainda tempo para os visitantes chegarem pela primeira vez à grande área do Sporting, obrigando João Virgínia a defesa apertada na baliza dos leões.
Suárez entra para fechar o resultado
O segundo tempo seguiu arrancou numa toada mais lenta, com o Sporting a controlar as operações mas sem acelerar muito e com a defesa do Marinhense a resolver com maior ou menor dificuldade os lances de ataque leoninos.
Rui Borges foi mexendo na equipa e antes do quarto de hora final fez entrar dois habituais titulares, Geovany Quenda e Luis Suárez, que acabariam por fabricar o terceiro e último golo. O jovem internacional sub-21 luso arrancou pela esquerda, cruzou rasteiro para a área e o ponta-de-lança colombiano encostou para o fundo das redes.
Até ao final o Sporting ainda criou mais um par de boas oportunidades para chegar ao quarto golo, mas o resultado estava feito, com o Marinhense a conseguir fugir a uma derrota pesada em Alvalade.























