FC Porto, atual 1.º classificado da Primeira Liga e o Vitória Sport Clube, 8.º da tabela, estreiam-se nesta edição da Taça da Liga. O vencedor segue para os quartos de final da prova, onde já estão Sporting, Benfica e SC Braga.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
No que diz respeito aos portistas, Alan Varela está de regresso, após ter falhado por lesão o encontro frente ao Estoril, da última jornada. Luuk de Jong devo voltar a ficar ‘fora de jogo’. Já Deniz Gül trabalhou, nesta quarta-feira, integrado com o restante plantel, ainda que de forma condicionada – depois da mialgia de esforço – com Farioli a admitir na antevisão da partida que tudo se irá fazer para que o internacional turco seja opção.
Com apenas um avançado apto, Farioli chamou João Teixeira e Trafim Melnichenka da equipa B. O embate na terceira competição nacional poderá ser uma ‘oportunidade de ouro’ para os menos utilizados se mostrarem a Francesco Farioli.
Cláudio Ramos poderá ser o número 1 na baliza, com João Costa também à espera de uma oportunidade.
O emblema que vencer o embate defronta o Sporting no dia 6 de janeiro num dos encontro da ‘final-four’. A outra meia-final irá colocar o Benfica frente ao SC Braga. A partida está marcada para esta quinta-feira no estádio do Dragão.
Momento das equipas
Tanto FC Porto como V. Guimarães atravessam momentos positivos. A equipa orientada do Francesco Farioli – e que realiza o 20.º encontro nesta temporada – lidera o campeonato e a nível interno soma apenas com um empate – no clássico frente ao Benfica. Os azuis e brancos contam com uma excelente sequência, sobretudo a nível interno, com sete vitórias consecutivas. Antes do duelo com a equipa da linha de Cascais, os dragões venceram o Sintrense (3-0, para a Taça de Portugal). No campeonato, os dragões já tinham batido o Famalicão fora de portas e o SC Braga por 2-1 no seu reduto.
Os azuis e brancos lideram o campeonato com 34 pontos, com três pontos de vantagem sobre o Sporting.Depois da derrota frente ao Notthingham para a Liga Europa, os azuis e brancos marcaram 11 golos em sete jogos e sofreram cinco golos.
O V. Guimarães atravessa o melhor momento da temporada e chegam ao jogo no Dragão com um conforto inédito: foram três triunfos consecutivos frente a AVS (4-0), Mortágua (4-0 para a Taça de Portugal), e Tondela (0-1). O V. Guimarães é oitavo da tabela, a dois pontos de SC Braga e Moreirense.
Com uma vitória na prova, o FC Porto quererá ultrapassar o adversário para chegar aos quartos de final da prova. O mesmo pretende o conjunto vimaranense, que chegou por duas vezes às meias-finais da prova, na segunda edição em 2008/09 e em 2019/20.
Histórico
Foi com uma vitória convincente por 3-0, que o FC Porto iniciou a luta pela conquista pelo campeonato, frente ao V. Guimarães, no passado dia 11 de agosto, naquele que foi o primeiro encontro após o desaparecimento de Jorge Costa. O minuto 2, número do antigo capitão, serviu de homenagem ao ‘Bicho’, num misto de emoção que ecoou pelas bancadas.
O jogo desta quinta-feira será o 184.º entre estes dois emblemas a nível oficial, com vantagem para os azuis e brancos: 120 vitórias contra 25 dos vimaranenses, 406 golos portistas e 158 marcados pela equipa da cidade Berço. Registaram-se ainda 38 empates nos outros jogo.
Na Primeira Liga, são 161 jogos: 104 vitórias portistas, 36 empates e 21 triunfos dos Minhotos.
Nos jogos em casa, o FC Porto venceu 63 dos 81 jogos diante do Vitória Sport Clube, clube já venceu por cinco vezes no terreno dos azuis e brancos na I Liga.
Antes da derrota no arranque da Primeira Liga no estádio do Dragão, a equipa do Minho não perdia há dois jogos no reduto dos azuis e brancos e venceu mesmo em 2023/24 no Dragão por 2-1, golos de Jota Silva e Galeno, que fez um autogolo e ainda o golo dos portistas.
Em 2018/19, os vitorianos também bateram o FC Porto no Dragão: 3-2, golos dos ex-portistas André André e Tozé e ainda outro de Davidson. André Pereira e Brahimi marcaram para os portistas, e que interromperam assim uma série de 12 vitórias seguidas dos da Invicta na receção aos minhotos.
O que dizem os treinadores
Francesco Farioli (FC Porto): “Tiveram algumas adaptações, mudanças, mas estão num momento positivo. Chegam de resultados positivos na Liga. No primeiro jogo contra nós criaram-nos problemas, e amanhã espero que sejam novamente muito competitivos. Podem apresentar diferentes cenários, são muito fortes taticamente, com a capacidade de se adaptarem a vários momentos do jogo. Será um jogo difícil e vamos tentar arranjar as melhores armas para ferirmos o Vitória”.
Luís Pinto (Vitória SC): “É um bom teste para perceber o que esta equipa é capaz de fazer, de perceber a capacidade de sermos consistentes e do crescimento continuado que queremos ter. Será um bom teste para a nossa capacidade atual e um bom desafio para nos colocar à prova, com problemas diferentes do que aqueles que temos vivido nos últimos jogos”.
Hélder Carvalho dirige FC Porto-V. Guimarães
Hélder Carvalho foi o árbitro nomeado para o duelo entre o FC Porto e o Vitória de Guimarães, relativo aos quartos de final da Taça da Liga.
De acordo com o Conselho de Arbitragem da FPF, José Mira e Alexandre Ferreira vão ser os assistentes. Por sua vez, o quarto árbitro será Ricardo Baixinho. O sistema de videoarbitragem estará a cargo de Tiago Martins e Rui Cidade.























