O Benfica recebe o Sporting, esta noite na Luz, em jogo da 13.ª jornada da Liga de futebol. O dérbi eterno fecha o ciclo de jogos entre os ‘grandes’ na Primeira Volta, depois do Sporting 1-2 FC Porto e do FC Porto 0-0 Benfica.
As duas equipas estão separadas por três pontos, com vantagem para o Sporting, 31, menos três que o FC Porto.
Na Luz, a partir das 20h15, Rui Borges vai tentar o que nenhum treinador do Sporting conseguiu: derrotar José Mourinho.
O técnico setubalense já se cruzou com o Sporting em oito ocasiões e nunca perdeu: soma dois empates e seis vitórias, num histórico que começou há precisamente 25 anos, naquele que foi a sua primeira afirmação de poder.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Uma vitória, duas chicotadas
Pouco tempo depois de ter assumido o Benfica, Mourinho guiou a equipa a uma vitória por 3-0 sobre o Sporting, com golos de Pierre van Hooijdonk e João Tomás (2).
Um triunfo que também precipitaria a sua saída para a… União de Leiria. Depois desses 3-0 aos Leões, a 03 de dezembro de 2000 na Luz, o técnico pediu melhores condições para a equipa técnica. Manuel Vilarinho, acabado de ser eleito presidente do Benfica, disse que não e o técnico bateu com a porta. Faria o resto da época na União de Leiria, levando o clube ao 7.º posto, antes de mudar-se para o FC Porto para fazer história.
Mourinho não foi a única vítima desse jogo já que Augusto Inácio, que meses antes tinha colocado um ponto final no jejum de 18 anos sem o título de campeão no Sporting, acabou despedido.
Só por uma vez não venceu Sporting ao leme do FC Porto
As outras cinco vitórias foram alcançadas no comando do FC Porto e do Chelsea.
Nos Dragões, foram três triunfos, a começar no 1-0 na 17.ª jornada da I Liga 2002/03, golo de Costinha aos quatro minutos, frente ao Sporting de Lazlo Boloni. A segunda vitória de Dragão ao peito aconteceu no final dessa época, na última jornada: 2-0, golos de Hélder Postiga e Pablo Contreras (autogolo).
O outro triunfo é uma goleada de 4-1 no Dragão, na época na 3.ª ronda da I Liga 2023/04, o ano memorável de Mourinho (Supertaça, I Liga e Liga dos Campeões). Derley, Hélder Postiga, Benny McCartey, Edgaras Jankauskas e Maniche marcaram para os portistas, Rochemback fez o tento do Sporting, de Fernando Santos.
Quando se mudou para o Chelsea, no final da época 2003/04, Mourinho encontrou o Sporting no Grupo G da Champions 2014/15. Vitórias por 1-0 em Alvalade (marcou Nemanja Matic) e 3-1 em Londres, com golos de Obi Mikel, Schurrle e Fábregas. O lateral esquerdo argentino Jonathan Silva marcou para o Sporting.
Em duas ocasiões Mourinho não foi capaz de bater o Leão. A primeira, ainda como treinador da União de Leiria: 1-1 em casa, na 4.ª ronda da I Liga 2001/2002 (golos de Silas para os leirienses e Mário Jardel, de penálti, para os Leões).
O outro empate aconteceu no único jogo que não ganhou ao Sporting enquanto treinador do FC Porto: 1-1 na 20.ª ronda da I Liga 2003/04, em Alvalade (golos do malogrado Jorge Costa e de Pedro Barbosa, de grande penalidade).
O jogo mereceu muitas críticas do FC Porto a arbitragem de Lucílio Baptista e ficou marcado pela polémica em volta de Mourinho. José Eduardo Bettencourt, na altura administrador executivo da SAD do Sporting, foi ao Auditório Artur Agostinho em Alvalade mostrar uma camisola rasgada de Rui Jorge, afirmando que tal tinha sido obra de José Mourinho. O dirigente leonino afirmou ainda que Mourinho terá dito que queria que o o lateral esquerdo “morresse em campo.”
Uma acusação que levou ao corte de relações entre os dois clubes.
Anos mais tarde, Maniche, jogador do FC Porto na altura, contou na sua autobiografia ‘Maniche 18: As Histórias (Ainda) Não Contadas’, que foi Costinha quem rasgou a camisola do então lateral esquerdo do Sporting.
No caso de Rui Borges, já defrontou o Benfica em cinco ocasiões: duas vitórias, duas derrotas e um empate.
O Benfica-Sporting está marcado para às 20h15 desta sexta-feira, na Luz.























