Uma elevação é um exercício que pode ser desvalorizado ou muitas vezes esquecido devido à sua dificuldade, mas deve tê-lo em conta no seu treino.
A dificuldade é significativa, até porque está a levantar o seu próprio corpo a partir de uma posição estática e suspensa. É um exercício que exige trabalho e alguma paciência, em que não deve desistir por não conseguir ser bem sucedido logo à primeira tentativa.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Se não consegue fazer nenhuma elevação, deve ser persistente para que ganhe prática e força. A progressão será gradual e lenta, mas não deve desistir de tentar praticar elevações entre 2 a 3 vezes por semana. Para além disso, pode procurar realizar outros exercícios para o core, antebraço e bíceps para que facilite o exercício.
É importante que não se esqueça de aquecer antes de fazer as elevações. Deve estabelecer uma meta quanto ao número de repetições, mas se apenas conseguir realizar 1 durante uma fase inicial, então é o que deve começar por praticar. Daí em diante, a prática e a insistência vão levá-lo a ser bem sucedido.
Para além disso, há alguns erros que deve evitar como o balanço excessivo, de forma a que não coloque em causa o seu bem-estar com lesões, nomeadamente na coluna. Caso sinta algum desconforto durante a prática deste exercício, é recomendado que procure a ajuda de um especialista para que não comprometa a sua saúde.
Benefícios
– vai fortalecer a força da parte superior do corpo na sua generalidade, beneficiando para outros desportos ou mesmo nos restantes exercícios de ginásio.
– a postura sairá reforçada com o fortalecimento das articulações nos ombros e coluna, podendo reduzir eventuais dores de costas e nos músculos adjacentes.
– também vai melhorar a preensão e terá uma maior consciência corporal.
– para além de um aumento da força, a musculatura será trabalhada de diferentes formas com destaque para cintura escapular (grande dorsal, trapézios, redondo maior, peitorais), os ombros, bíceps e abdominais.
Como fazer corretamente?
– deve segurar a barra com as duas mãos separadas, ligeiramente mais ao lado do que a largura dos ombros.
– mantenha as palmas das mãos viradas para si, bem como os cotovelos retos. Procure fletir os joelhos e manter os tornozelos cruzados. Os braços devem ficar completamente esticados com o corpo suspenso.
– no próximo passo, é recomentado que mantenha os cotovelos fletidos e eleve o corpo até o queixo ultrapassar a barra. O peito deve estar apontado à direção da barra durante a elevação.
– de seguida, volte à posição inicial de forma lenta, controlando o movimento.
Algumas dicas a ter em conta
– procure manter o olhar para a frente/na barra, até para evitar bater a cabeça na barra e criar alguma lesão.
– controle a respiração, inspirando ao subir e expirando ao descer ou vice-versa. A respiração coordenada vai aumentar o seu desempenho e reduzir o cansaço.























