O Farense, atual 9.º classificado da II Liga, recebe a partir das 20h45 desta quarta-feira, no seu Estádio São Luís, em Faro, o Benfica, 3.º classificado da I Liga, em partida dos oitavos de final da Taça de Portugal 25/26.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Quem seguir em frente, já se sabe, vai depois medir forças nos quartos de final com FC Porto ou Famalicão.
Curiosamente, as duas equipas também se encontraram na edição da temporada passada da Taça, nesta mesma fase da competição, no mesmo palco, com o Benfica a vencer então por 3-1, mas com o Farense a marcar primeiro, bem cedo no jogo, por Tomané, antes de o Benfica virar o resultado com golos, já na segunda parte, de Schljdrup, Arthur Cabral e Alexander Bah.
Momento de forma
O Benfica chega a este jogo vindo de cinco vitórias nos últimos seis jogos. A exceção foi o empate caseiro, 1-1, com o Sporting. Fora de casa, o Benfica soma cinco vitórias consecutivas.
O Benfica venceu os dois jogos realizados nesta edição da Taça de Portugal, ambos fora de casa e por 0-2.
O Farense, por seu lado, soma duas vitórias e duas derrotas nos últimos quatro jogos que disputou. Venceu os três últimos jogos realizados em casa.
Histórico de encontros
Na época passada, para além do encontro da Taça as duas equipas defrontaram-se mais duas vezes, com o Benfica a vencer todos eles.
No total, os dois emblemas defrontaram-se em 58 ocasiões, com vantagem clara do Benfica (40 vitórias contra apenas seis do Farense). O último triunfo dos algarvios sobre as águias data de 1998 (quando um golo de Hassan Nader, de regresso a Faro após passagem pelo Benfica, valeu um triunfo ao Farense de Paco Fortes sobre o Benfica de Greame Souness). Desde então houve mais 14 embates entre os dois emblemas, com 11 vitórias do Benfica e três empates.
No Estádio de São Luís, realizaram-se 30 jogos entre as duas equipas, com 16 vitórias do Benfica e cinco triunfos da equipa da casa.
Para a Taça, esta será a sexta eliminatória em que medirão forças, tendo o Benfica seguido sempre em frente nas anteriores cinco.
O que dizem os treinadores
Jorge Silas, treinador do Farense: “As expectativas são sempre boas. Sabemos do grau de exigência do desafio. Mas estamos a jogar em casa, conhecemos bem o nosso estádio e temos a ambição de criar alguma surpresa. Até porque nesta competição há sempre muitas surpresas”.
José Mourinho, treinador do Benfica: “”Todos os jogos são finais. Não tem havido mudança de chip. Não temos jogado nenhum jogo que nos possa permitir uma mudança de chip. Quando jogámos com o Nápoles, se não ganhássemos estávamos fora. Não ganhar no Moreirense seria também um golpe importante. Perder em Faro significa estar fora da Taça. Adversários diferentes e competições diferentes, mas o chip é sempre o mesmo. Temos de ganhar. Isso pode ajudar-nos.”























