O FC Porto vai até ao Ribatejo para defrontar o Alverca na 15.ª jornada da I Liga, a partir das 18h45 desta segunda-feira.
Os dragões procuram manter-se na liderança isolada do campeonato e, para isso, precisa de somar a quinta vitória consecutiva. O FC Porto quer continuar com cinco pontos de vantagem sobre o segundo classificado, Sporting.
Do outro lado, o Alverca precisa de regressar aos triunfos na liga portuguesa, após a derrota pela margem mínima contra o Arouca. A equipa ribatejana está na décima posição no campeonato com 17 pontos e não quer descer na tabela para passar o Natal em zona de maior tranquilidade.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Momento de forma
Depois da derrota penosa contra o Vitória de Guimarães por 3-1 – que ditou a eliminação dos dragões da Taça da Liga -, o FC Porto conseguiu reencontrar o caminho das vitórias. Desde então, os azuis e brancos superaram o Tondela e o Estrela da Amadora para a Liga, mas também o Malmö (Liga Europa) e o Famalicão (Taça de Portugal).
Este tem sido um excelente começo de época para o FC Porto, que vai passar o Natal na liderança e pode fazê-lo com uma vantagem de cinco pontos. Atualmente, levam 40 pontos em 14 jornadas, sendo de destacar que ainda não sofreu qualquer derrota, tal como o Benfica.
Já o Alverca tem sido mais inconstante em 2025/26 com um início para esquecer, de tal forma que apenas conseguiu conquistar a primeira vitória à quarta jornada. A partir daí, só venceu apenas mais quatro vezes, somando um total de cinco triunfos na época.
A formação do Ribatejo é décima classificada com 17 pontos.
Histórico de confrontos
As duas equipas já estiveram frente a frente em dez duelos e é o FC Porto que leva vantagem no que ao número de triunfos diz respeito. Os dragões contam com sete triunfos, tendo existido ainda três empates.
Isto significa que o Alverca nunca conseguiu vencer o FC Porto.
É preciso recuar à época 2003/04 para encontrar o último confronto. Para a liga, o FC Porto venceu a 32.ª jornada pela margem mínima, tal como aconteceu na 15.ª jornada por 2-1.
O que dizem os treinadores
Custódio Castro, treinador do Alverca: “Sentimos que somos competitivos em quase todos os jogos. É com essa humildade, vontade e ambição que esperamos apresentar-nos amanhã [na segunda-feira]. Teremos pela frente um FC Porto muito forte e, na minha opinião, tem muito a ver com o treinador que é muito bom. Trouxe uma forma de jogar e uma identidade que tem a ver com a cultura do clube e esteve muito bem no reforço da equipa.”
Francesco Farioli, treinador do FC Porto: “Esperamos um jogo complicado, fora de casa ainda mais difícil. O Alverca é uma equipa que tem coisas interessantes que precisam de estar presentes na nossa mente. São a segunda equipa com mais golos esperados, portanto quando rematam, têm sempre ótimas oportunidades. São muito físicos, ganham muitos duelos aéreos. E é bom ter estas ideias contra uma equipa que tem estado bem em casa e no geral. Estamos focados para amanhã.”
Arbitragem
João Pinheiro vai ser o árbitro da partida e estará acompanhado pelos assistentes Luciano Maia e Jorge Fernandes. Rui Lima será o quarto árbitro. O sistema de videoarbitragem vai estar a cargo de Pedro Ferreira e Inácio Pereira.























