São os Países Baixos que seguem para os quartos de final do Campeonato da Europa. A equipa treinada por Ronald Koeman venceu a Roménia por 3-0. Nos quartos de final, em encontro marcado para sábado, defrontam o vencedor do embate de hoje entre Áustria e Turquia.
Primeira parte de grande intensidade por parte das duas seleções. ‘Laranja Mecânica’ com iniciativa de jogo, e com os romenos a tentarem condicionar a primeira fase de construção do oponente.
O marcador acabou por ser desbloqueado num lance de inspiração de Gakpo. E são as mesmas as individualidades que desbloqueiam quando os encontros não atam nem desatam. O dianteiro do Liverpool, trocou as voltas a uma adversário, foi para dentro e disparou um míssil sem hipóteses para o guardião adversário.
Se de um lado, os homens mais criativos da laranja tentavam fazer a diferença, por outro, na Roménia, Dennis Man tentava fazer a diferença, com lances individuais.
Os romenos quase empataram, num cabeamento do central Vrik, que passou ligeiramente ao lado do poste. Contudo, o controlo era dos Países Baixos, com a Roménia relativamente baixa no terreno, e com Dragusin imperial, a secar os homens diferenciados, como Xavi Simmons.
Foi Xavi Simmons a ter o 2-0 nos pés, em cima do intervalo. O médio atrapalhou-se com a bola e disparou muito desviado.
No segundo tempo cabia à Roménia ir para a frente, e tentar fazer algo mais no último terço. O jogo não estava de todo fechado no segundo tempo. Mas com os romenos mais balenceados sobravam espaços nas costas. Dumfries subiu pelo seu lado, mas Malen acabou por falhar o que parecia certo. No minuto a seguir bola no poste, com Van Dijk a atirar ao poste.
Com os romenos balanceados, a equipa de Koeman foi letal nas transições. O 2-0 chegou numa jogada de Gakpo, que não desistiu do lance e ofereceu o golo a Malen, que saltou do banco e acabou por ser fundamental.
Fecharia o marcador já em tempo de compensação. À entrada da área, disparou para o 3-0.























