Faz hoje cinco anos que Abel Ferreira assumiu o comando técnico do Palmeiras. O treinador português tem vindo a ter imenso sucesso no emblema brasileiro, quer através da conquista de títulos, quer através da valorização de ativos que depois são vendidos para a Europa.
Nesses cinco anos no comando do Verdão, o técnico natural de Penafiel conquistou 10 títulos, o que dá uma média de dois títulos por temporada.
O treinador de 46 anos venceu dois Campeonatos Brasileiros (2022, 2023), duas Taças Libertadores (2020, 2021), uma Supertala Sul-americana (2022), uma Taça do Brasil (2020), três Campeonatos Paulistas (2022 e 2023, 2024), uma Supertaça do Brasil (2023).
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Além dos títulos, Abel Ferreira ajudou o Palmeiras a faturar 345 milhões de euros em vendas (dados Transfermarkt), com destaque para as transferências de Endrick (Real Madrid), Estevão (Chelsea), Vitor Reis (Manchester City), Richard Rios (Benfica) e Luís Guilherme (West Ham).Desde que chegou ao Palmeiras, o clube fez 385 jogos: 224 vitórias, 91 empates, 70 derrotas, 655 golos marcados e 312 golos sofridos.
Treinador com mais anos à frente do Palmeiras, Abel Ferreira é o primeiro treinador do Verdão com, pelo menos, um título de campeonato estadual, um de campeonato nacional e um de campeonato internacional.
Maior campeão internacional do clube (três taças, contra duas de Felipão e uma de Ventura Cambon) e técnico com mais títulos de campeonato no geral (dez, ao lado de Oswaldo Brandão), o português é o primeiro técnico europeu campeão paulista desde o húngaro Bela Guttmann, do São Paulo, em 1957.
Se centramos apenas no Palmeiras, o feito de Abel Ferreira é ainda mais raro: o último estrangeiro campeão paulista tinha ia sido o uruguaio Ventura Cambon, em 1950, e o último europeu tinha sido o italiano Caetano De Domenico, em 1940.
Abel Ferreira é, ainda, o único treinador na história do futebol brasileiro a ter no currículo os títulos da Libertadores, do Campeonato Brasileiro, da Taça do Brasil, do Campenoato Estadual, da Supertaça Sul-Americana e da Supertaça do Brasil.O treinador natural de Penafiel é também o treinador com mais finais pelo Palmeiras em toda a história: 13 no total.
Quarto treinador na história do Palmeiras a atingir 150 jogos em apenas uma passagem pelo clube, igualando os feitos de Felipão, Luxemburgo e Osvaldo Brandão, Abel Ferreira é o único estrangeiro a chegar a esta expressiva marca de forma consecutiva – o uruguaio Ventura Cambon (294 jogos) e o argentino Filpo Nuñez (154 jogos) também ultrapassaram o centésimo duelo, mas somando mais de uma passagem pelo Verdão.
No Allianz Parque, Abel Ferreira já é o treinador que mais comandou e mais venceu com o Palmeiras na história, além de ter estabelecido o recorde de vitórias a jogar em casa: dez no total.
Na Libertadores, também é o líder com impressionantes 33 vitórias em 50 jogos, só quatro derrotas e uns incríveis 117 golos marcados e apenas 34 sofridos.
Neste período, bateu mais dois recordes: maior sequência invicta do Palmeiras na história da competição (18 jogos) e maior sequência de invencibilidade fora de casa entre todos os clubes do continente em todos os tempos (22 jogos em casa dos adversários ou em campo neutro, com 16 vitórias e seis empates).
Alguns dos muitos recordes de Abel Ferreira no Palmeiras
*Treinador do século no Brasil pelos adeptos brasileiros.
* Treinador com mais títulos na história do Palmeiras.
* Treinador que mais vezes disputou finais na história do Palmeiras.
* Treinador que mais jogos venceu pelo Palmeiras na Copa Libertadores.
* Treinador que mais jogos venceu pelo Palmeiras no Brasileirão.
* Treinador com maior longevidade à frente do Palmeiras.
* Treinador com maior longevidade atualmente no Brasil.
* Treinador estrangeiro com mais jogos no Palmeiras.
Algumas das distinções individuais pelo Palmeiras:
* Melhor treinador da América em eleição do tradicional diário uruguaio El Pais – 2021
* Prêmio CNID de melhor técnico português que trabalha fora do país – 2022, 2023
* Quinas de Ouro, a maior honraria entre os técnicos portugueses concedida pela Federação Portuguesa de Futebol – 2022
* Bola de Prata de melhor treinador do Campeonato Brasileiro de 2022
* Bola de Prata de melhor treinador do Campeonato Brasileiro de 2023
* Troféu Mesa Redonda 20 anos, homenagem ao técnico maior vencedor do Palmeiras no século XXI – 2023
* Prémio Vitor Oliveira, da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (POR) – 2024
* Prémio de melhor treinador do Campeonato Paulista de 2024























