Massimiliano Allegri mostrou-se confiante no regresso em força de Rafael Leão à equipa do Milan. Na antevisão ao duelo com a Fiorentina, marcado para este domingo em San Siro (7.ª jornada da Serie A), o técnico italiano garantiu que o avançado português está novamente em boas condições físicas e motivado para ser decisivo.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
“O Leão fez uma boa semana de treinos intensos. Precisava de recuperar a condição física e acredito que está pronto para voltar a ser um dos protagonistas. O Rafa tem qualidades importantes e estou contente por vê-lo novamente em boa forma”, afirmou Allegri em conferência de imprensa.
O treinador do Milan sublinhou, contudo, que o talento de Leão precisa de vir acompanhado pela liberdade e pelo jogo coletivo: “Ele tem qualidades técnicas extraordinárias, mas também é preciso deixá-lo jogar. O que conta é o campo. Fala-se demasiado sobre ele — é um rapaz de ouro e tem vontade de triunfar. A lesão atrasou-o, mas está a reencontrar uma boa condição e penso que se sairá muito bem daqui para a frente.”
Apesar de relatos recentes sobre um alegado puxão de orelhas no balneário, Allegri mostrou confiança no internacional português: “No final da carreira veremos se o Rafa foi um campeão. Agora que está bem fisicamente, estou muito contente por tê-lo à disposição.”
O técnico aproveitou ainda para fazer o ponto de situação do plantel, confirmando várias ausências. “Temos Rabiot e Pulisic de fora; dificilmente estarão disponíveis antes da próxima paragem das seleções. Estupiñan também não joga amanhã. Nkunku está em dúvida, Jashari está fora, mas Saelemaekers está disponível”, enumerou.
Sobre o impacto das lesões durante as pausas internacionais, Allegri foi pragmático: “O músculo solear é traiçoeiro — parece não dar sinais, mas quando dá, obriga a parar. É um problema que afeta todos os clubes. No próximo ano, as pausas serão agrupadas, o que ajudará na recuperação dos jogadores.”
Por fim, o técnico do Milan desvalorizou a eventual realização do Milan-Como em Perth, Austrália, em 2026: “De momento, não há nada oficial. Quando houver, encontraremos a melhor solução. Agora o foco está na Fiorentina — é preciso entrar com os pés bem assentes na terra e a mentalidade certa.”