Há treinadores que dizem que jogar contra dez é mais difícil do que 11 contra 11. O FC Porto de Farioli deve ter inventado uma nova, na noite de segunda-feira: é mais fácil jogar com 10 contra 11 do que 11 contra 11.
A goleada de 4-0 dos líderes da I Liga ao Arouca foi alcançada, curiosamente quando o FC Porto passou a jogar com menos um. Se é verdade que dominou sempre o jogo, quando esteve 11 contra 11, sentiu algumas dificuldades, principalmente no ‘timing’ certo para bater a linha defensiva arouquense.
FOTOS: O Arouca-FC Porto em imagens
Alguns fora de jogo mostravam isso mesmo, inclusive um golo anulado por 25 centímetros. Por dentro, o Arouca não permitiu tanto jogo aos portistas.
O jogo dos médios interiores, tanto de Gabri Veiga como de Froholdt foi importante nesse aspeto, sempre à procura de diagonais curtas entre lateral e central, ou diagonais longas. Na largura, tanto Pepê como Borja Sainz aceleravamm, a pedir passes nas costas. Resultou algumas vezes, outras nem por isso.
Com menos um, a partir dos 49 minutos, o FC Porto parece ter ganho energia extra: marcou três golos, dois deles de rajada, por Deniz Gul e Francisco Moura, em duas grandes jogadas de entendimento, com os Dragões a fazerem estragos através da velocidade de circulação da bola.
Mesmo em superioridade numérica, os Lobos da Serra da Freita estavam perdidos, resignados ao domínio portista.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
O golo de Zaidu foi cereja em cima do bolo, numa 2.ª parte que até surpreendeu Farioli, pela positiva. O italiano já bateu o seu recorde de triunfos seguidos na carreira: oito.
Sete jogos, sete vitórias na I Liga e liderança isolada com 21 pontos, mais três pontos que o Sporting, 2.º colocado. Melhor ataque, ao lado do Sporting, ambos com 19 golos, e defesa menos batida, com apenas um golo sofrido.
Um bom ensaio dos portistas antes do clássico no Dragão com o Benfica na próxima ronda. Pelo meio, os azuis e brancos vão procurara a segunda vitória na Liga Europa, na receção ao Estrela Vermelha.
Momento do jogo: Gul marca a seguir a expulsão de Martim Fernandes
Três minutos após a expulsão de Martim Fernandes, por duplo amarelo, o FC Porto marcou o segundo. Deniz Gul, que entrara ao intervalo, aproveitou uma bela jogada de Pepê para se desmarcar na hora certa, e rematar de primeira para o fundo das redes. Resposta imediata do FC Porto após ficar reduzido a 10.
A figura: Froholdt, o incansável
Mais um grande jogo de Froholtd, desta vez com intervenção direta nos golos. É ele quem quebra a linha defensiva arouquense no 1-0, ao ver o seu remate bater em Tiago Esgaio antes de Samu aproveitar a recarga para o 1-0. É ele que rouba a bola a meio-campo, arranca pela zona central e serve Borja Sainz que deixa em Francisco Moura para o 3-0. O médio e 19 anos cresceu quando o FC Porto passou a jogar com menos um. Tentou muito o golo, mas os seus três remates saíram para fora.
Outros destaques:
Excelente entrada e Deniz Gul no jogo. Além de ter feito o 2-0 e ter batalhado na bola que Alberto Costa meteu em Zaidu para o 4-0, o avançado turco voltou a dar mostras da sua evolução e a dizer a Farioli que pode contar com ele. O mais certo é ser titular diante do Estrela Vermelha, na próxima quinta-feira. Sempre que entra, dá boa resposta.
Mais um jogo sem sofrer golos por parte de Diogo Costa, elevando para sete as partidas sem ir buscar a bola ao fundo das suas redes. Apesar de mais uma noite tranquila, evitou um golo do Arouca num total de três defesas, mas sobressaiu sobretudo nos passes longos: dos 10 que tentou, sete encontraram os seus colegas na frente.
Zaidu marcou o golo que há muito procurava. Muito acarinhado pelo plantel e pelos adeptos portistas, não foi de estranhar que, quando marcou, toda a equipa tivesse ido festejar com ele no meio-campo arouquense. Pode não ser tão talentoso como muitos do plantel, mas é dos mais acarinhados, pelo que dá a equipa, dentro e fora dos relvados.
Reações:
Froholdt saúda apoio, Francisco Moura destaca detalhe: “Já somos 12 jogadores a marcar nesta época”
FC Porto brinca com Arouca: “Está terminada a Feira das Colheitas 2025”
Vasco Seabra: “Deixámos o FC Porto ferir-nos com menos um jogador”
Veja o resumo do Arouca-FC Porto