O Sporting está nos quartos de final da Taça de Portugal, depois de ter vencido o Santa Clara no prolongamento. A vitória suada dos leões deixou muito a desejar tendo em conta a exibição cinzenta e pouco inspirada, mas eficaz o suficiente para sair dos Açores a festejar a permanência na prova-rainha do futebol português.
João Simões colocou a equipa leonina na frente do marcador aos 12 minutos com um belo golo, mas Lucas Soares não quis ficar atrás e restabeleceu o empate com um tento de meia-distância. Na segunda parte, o equilíbrio manteve-se e o Santa Clara conseguiu chegar à vantagem perto dos 90′ com um golpe de teatro pelos pés de Gabriel Silva. Contudo, o VAR e João Pinheiro estragaram a festa aos açorianos com uma grande penalidade assinalada a favor dos leões, na sequência de uma falta de Tiago Duarte sobre Hjulmand. Na conversão, Suárez não falhou.
No tempo extra, o Sporting aproveitou o desgaste físico dos jogadores do Santa Clara, bem como a expulsão de Paulo Victor no final do tempo regulamentar, para selar o resultado. Aos 98′, Ioannidis cabeceou de forma certeira para o 3-2, oferecendo a passagem do Sporting aos quartos de final da prova.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Veja as fotos do Santa Clara-Sporting
Equilíbrio com intensidade insular a surpreender leões
Taça de Portugal é sinónimo de poupanças, pelo menos nesta fase da prova-rainha. Por isso, tanto Rui Borges como Vasco Matos fizeram sete mexidas no onze inicial.
Desde o apito inicial, o Santa Clara apostou na pressão alta com intensidade ofensiva, resultando em dificuldades no último terço para os leões. Com posse de bola, os insulares apostaram num 3-4-3, mas baixavam a linha de cinco jogadores (5-4-1) sempre que o Sporting pegava no esférico.
Depois de dois remates fortes de Gabriel Silva aos 2′ e de Lucas Soares aos 4′, o Sporting primou pela eficácia na primeira ocasião de perigo à baliza dos açorianos. Na sequência de um cruzamento de Fresneda, João Simões apareceu no centro da área, recebeu com classe, rodou e rematou forte para o 1-0.
O Santa Clara foi continuando a apresentar problemas nos momentos de finalização, mas o ímpeto ofensivo foi o suficiente para incomodar o Sporting. O esforço insular foi recompensado com a igualdade no marcador, depois de Lucas Soares ter feito um golaço com um remate de meia distância, após passar bem por Matheus Reis.
Apesar de a primeira parte ter sido equilibrada, foi o Santa Clara que dispôs das melhores oportunidades, mas falhou no capítulo da finalização.
No segundo tempo, a história do encontro foi parecida com uma entrada forte de ambas as equipas, mas as mesmas dificuldades no último terço. O Sporting não conseguiu pegar na partida, dominar e limitou-se a tentar várias estratégias para superar os insulares. Ora a encostar o Santa Clara à sua área, ora a atrair a pressão para tentar sair em contra-ataque. Porém, os açorianos mantiveram-se muito sóbrios a nível defensivo, sem cedência de espaços e com critério na saída de bola.
Rui Borges viu-se obrigado a mexer, mas nem isso proporcionou melhores dinâmicas. Em contrapartida, o Santa Clara pôde festejar com um remate de fora de área de Gabriel Silva, beneficiando de um desvio em Quaresma, para o golo da reviravolta.
Como um golpe de teatro não foi suficiente, o Sporting fez o 2-2 já depois do período de compensação. Na sequência de um livre, Tiago Duarte tocou na cara de Hjulmand e o VAR viu o lance – durante 11 minutos – e João Pinheiro foi chamado a analisar no ecrã. A decisão incidiu na grande penalidade a favor dos leões com Suárez a converter com sucesso.
No tempo extra, o Santa Clara já estava em dificuldades físicas e, com menos um elemento em campo, foi vencido pelo Sporting que usou o triunfo grego para festejar. Ioannidis cabeceou de forma certeira aos 98 minutos para apurar os leões para os ‘quartos’ da Taça de Portugal.
Momento do jogo: Leão ‘salvo’ por penálti
O Santa Clara vencia por 2-1 e o jogo encaminhava-se para o final, mas ainda estava por escrever um novo capítulo no período de compensação. Depois de um livre batido, Tiago Duarte toca com a mão na cara de Morten Hjulmand. O VAR alerta para uma falta na área e foram precisos mais de dez minutos para que João Pinheiro tomasse uma decisão. A grande penalidade foi assinalada e Luís Suárez converteu com sucesso para o empate.
A partir daí, o Sporting aproveitou as debilidades físicas do Santa Clara para poder sonhar com o triunfo no tempo extra. Para além disso, é de notar que os insulares jogaram o prolongamento com menos um jogador.
Figura do jogo: Ioannidis
O avançado grego saltou do banco aos 66 minutos para dar a vitória ao Sporting. O jogador não falhou quando a equipa mais precisava e teve a pontaria afinada, algo que foi falhando nos leões. Depois de cinco jogos sem marcar, Ioannidis voltou a faturar e a mostrar que a quantidade de golos que marca por oportunidades que tem só pode acrescentar valor ao ataque leonino. O ponta de lança precisa de ter mais minutos para demonstrar toda a sua potencialidade, uma vez que sempre que soma mais tempo em campo acaba por concretizar.
Outros destaques
João Simões – o jovem voltou a demonstrar que tem qualidade para ser aposta regular de Rui Borges. É um jogador diferenciado e poderia ter muito para oferecer se aparecesse mais vezes em momentos de finalização dentro da área. Aos 12 minutos, o médio recebeu na área, recebeu com classe e virou-se à ponta de lança com um remate de primeira para o fundo das redes.
Gonçalo Inácio – a defesa do Sporting foi muito permissiva ao longo da partida e cometeu vários erros que comprometeram o resultado, permitindo que o Santa Clara se mantivesse na disputa pelo resultado. O central foi um dos responsáveis por essa instabilidade com vários passos errados e abordagens a lances negligentes.
Serginho – o médio foi um autêntico farol no Santa Clara com uma postura assertiva ao longo da partida. O jogador foi procurando ajudar na construção dos insulares, comandando os ritmos de jogo e permitindo que a equipa cavalgasse metros em busca do golo.
As reações
O resumo























