As reservas do Sporting chegaram e sobraram para igualar a maior goleada da I Liga, nos 6-0 ao Aves SAD, na 14.ª jornada da I Liga, disputado no sábado. As mexidas operadas por Rui Borges não alteraram o paladar de uma equipa avassaladora, robusta, perante um conjunto avense que pouca resistência ofereceu.
Depois do empate na Luz para a I Liga e a derrota diante do Bayern Munique para a Liga dos Campeões, o Leão mostrou a sua faceta dominadora, numa exibição sólida em que nem teve de puxar muito dos galões perante a frágil equipa do Aves SAD.
FOTOS: As melhores imagens do Sporting-Aves SAD
A equipa de João Pedro Sousa até começou por deixar uma boa imagem nos primeiros minutos, o que fazia antever que a tarefa leonina não seria fácil. Mas bastou entrar o primeiro golo para tudo ruir como um castelo de cartas.
Os três golos em cinco minutos – Luis Suárez aos 32, Maxi Araújo aos 35 e Geny Catamo aos 38 – foram uma estocada muito forte no já debilitado estado anímico do Aves, que sofreu mais três, dois deles também de rajada no início do segundo tempo, por Maxi Araújo aos 47 minutos e Luis Suárez aos 53. Geny não quis ficar atrás dos colegas e também bisou, nos descontos.
Uma goleada num jogo em que o Sporting poupou Gonçalo Inácio ao intervalo, guardou Fresneda e Hjulmand no banco para o jogo da Taça de Portugal frente ao Santa Clara no dia 18 e recuperou Trincão.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Demasiado Sporting para um Aves que continua sem vencer na I Liga e que parece não ter forças para deixar o último lugar, com três pontos somados e ainda sem qualquer triunfo.
O Sporting igualou a melhor goleada da I Liga, que já lhe pertencia, quando deu também 6-0 ao Arouca em casa. Em Alvalade, os de Rui Borges vão no 10. º jogo sem perder e num 18-0 entre golos marcados e sofridos. Já são cinco jogos seguidos sem sofrer golos.
Segundo posto do Leão reforçado, com 35 pontos, à espera do que fazem Dragões, líderes com 37 pontos (jogam na 2.ª feira com o Estrela da Amadora), e Águias, na 3.ª posição com 29 (defrontam este domingo o Moreirense).
Momento do jogo: E Suárez abriu a tampa do Ketchup
A entrada morna no Sporting foi espevitada com o primeiro da noite em Alvalade, num lance onde a defensiva avense deixou muito a desejar, apesar de jogar com cinco homens atrás: passe de Ricardo Mangas para Luis Suárez que recebeu, enquadrou e disparou para o primeiro. A bola ainda desviou em Devenish e deixou João Gonçalves sem reação.
A Figura: Geny bombardeiro
Cinco remates, todos à baliza, dois golos. Além de ter bisado, Geny Catamo teve nove recuperações de bola. Antes de partir para a CAN 2025, o moçambicano deixou a sua marca num jogo onde mostrou pontaria afinada. Foi uma dor de cabeça no lado esquerdo da defensiva avense.
Outros destaques:
João Gonçalves bem que podia ser considerado a Figura do jogo. O guarda-redes do Aves SAD rubricou uma excelente exibição mesmo tendo sofrido seis golos. É que 15 dos 25 remates do Sporting encontraram o caminho da baliza, mas nove acabaram nas luvas do guardião avense, de longe, o melhor da sua equipa. Não fosse ele e o resultado seria histórico para o Sporting.
Maxi Araújo também teve pontaria para marcar dois golos em 55 minutos, ajudando muito a equipa ofensivamente, embora na defesa tenha facilitado numa ou outra ocasião. Os dois golos que fez saíram de passes de Vagiannidis.
O outro destaque foi Luis Suárez, outro que visou na noite de chuva de golos em Alvalade. Rematou muito (seis) e quase sempre certeiro (quatro à baliza). Leva 14 golo marcados esta época, 11 deles na I Liga.
Reações
As análises de Rui Borges e Luis Suárez à goleada ao Aves SAD: “Primeiro golo desbloqueou o jogo”
VÍDEO: Veja o resumo do Sporting-Aves SAD























