O FC Porto somou esta quinta-feira o seu primeiro empate na Liga Europa ao registar uma igualdade a um golo em casa do Utrecht, numa partida relativa à 4ª jornada da prova.
Apesar das muitas mexidas, os dragões tiveram por cima em grande parte do jogo, mas não foram capazes de materializar essa supremacia no resultado.
Por sua vez, o Utrecht mostrou mais eficácia, marcando na primeira (e única) verdadeira oportunidade de golo; contudo, numa das tentativas falhadas de sair a jogar, os neerlandeses deitaram tudo a perder e permitiram um empate que trouxe consigo o ‘bónus’ da expulsão de Barkas.
Com mais um em campo, Farioli recorreu aos habituais titulares, mas teve muitas dificuldades em penetrar o bloco da equipa da casa, agora ‘estacionado’ em frente à sua grande área, não conseguindo desfazer a igualdade.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Não uma, nem duas, mas oito foram as alterações feitas por Francesco Farioli no onze inicial; relativamente à equipa que começou a partida com o SC Braga, apenas Diogo Costa, Bednarek e Pepê se mantiveram na equipa.
Depois de uns primeiros minutos algo atabalhoados, os dragões conseguiram tomar conta da partida, pressionando alto e impedindo o Utrecht de fazer rápidas transições ofensivas.
Essa parte do plano estava a ser cumprida, faltava a outra: a de criar perigo junto da baliza neerlandesa. Contudo, os lances de perigo escassearam; Gabri Veiga teve uma boa oportunidade logo aos 12 minutos, e Eustáquio deixou-se antecipar dentro da área já perto do intervalo, muito pouco para o que é habitual nos azuis e brancos.
Na segunda parte, Ron Jans trocou Murkin por Cathline e a equipa da casa entrou diferente. Subiu o bloco e mostrou-se mais agressiva, uma postura que acabaria por dar dividendos.
Aos 49 minutos, e quando todos esperavam um cruzamento para a área, El Karouani surpreendeu ao servir Miguel Rodríguez que dentro da área fez o 1-0, apanhando totalmente desprevenida a equipa portista.
Só a partir daí é que os dragões se ligaram à partida. Farioli lançou William Gomes para o lugar de Pepê e, quando estava prestes a fazer entrar Froholdt e Alberto Costa, os azuis e brancos conseguem chegar ao empate.
Gabri Veiga recupera em zona adiantada e lança Deniz Gül que remata para boa defesa de Barkas, mas na recarga surge Borja Sainz a fazer o empate. Na sequência do golo, o guarda-redes desentende-se com Gabri Veiga e acaba expulso.
Com o golo e a vantagem numérica, o FC Porto partiu em busca da cambalhota no marcador, empurrando o Utrecht para o seu último terço. Todavia, e após os necessários ajustes, os neerlandeses cerraram fileiras e não permitiram grandes lances de perigo aos dragões, exceção feita aos remates de Gabri Veiga e Borja Sainz, que tiveram oposição à altura.
O FC Porto soma assim o seu primeiro empate na Liga Europa, resultado que faz com que os azuis e brancos caiam para o 14º lugar com 7 pontos. Já o Utrecht somou o seu primeiro ponto na competição, ocupando o 32º posto.
A figura: O ’10’ e mais dez
Depois de ter sido suplente na partida com o SC Braga, Gabri Veiga regressou à titularidade e mostrou vontade de manter esse posto.
O médio ofensivo espanhol foi sempre dos mais ativos nos azuis e brancos, procurando ligar o jogo da equipa, até nos momentos de menor intensidade da primeira parte.
Foi dos seus pés que nasceu a primeira oportunidade de golo e foi a partir de uma recuperação de bola sua que nasceu o lance do empate.
Outros destaques
Dominik Prpic: Não costuma ser muitas vezes titular, mas demonstra sempre muita entrega e empenho sempre que é chamado. O jovem croata oferece algo de diferente à zona defensiva azul e branca, especialmente na hora de construir. Em Utrecht mostrou-se seguro ao lado de Bednarek, anulando as poucas iniciativas ofensivas do adversário.
Deniz Gül: Outro jogador que não costuma fazer parte das escolhas iniciais de Farioli, mas que ultimamente tem vindo a assumir um papel muito importante ao sair do banco. Nos Países Baixos foi titular e mostrou articulação com o resto da equipa, mostrando-se muito eficaz nas combinações com os colegas e a segurar jogo de costas para a baliza.
Momento do jogo: Golo e bónus
Chegávamos a meio da segunda parte e os dragões procuravam reagir ao golo e à boa entrada do Utrecht. Gabri Veiga recupera em zona alta e lança Deniz Gül; o primeiro remate do turco é defendido por Barkas, mas Borja Sainz surge de imediato para fazer o golo do empate.
Na sequência, o guardião dos neerlandeses pegou-se com Gabri Veiga, acabando por ver o cartão vermelho. No espaço de segundos, o FC Porto empata e fica em superioridade numérica.























