A aventura norte-americana de André Franco ganhou carácter permanente. O Chicago Fire confirmou esta quarta-feira a contratação definitiva do médio português, que estava emprestado pelo FC Porto desde agosto, assinando um contrato válido até 2028.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
O acordo entre os clubes rendeu cerca de 650 mil euros ao FC Porto, que mantém metade dos direitos económicos do jogador. Segundo o comunicado dos ‘dragões’, o pagamento será faseado: 260 mil euros serão liquidados em janeiro de 2026, com o restante valor a ser pago em duas prestações, em janeiro de 2027 e janeiro de 2028.
Sem espaço nas opções de Francesco Farioli, o médio de 26 anos foi cedido ao emblema da Major League Soccer (MLS) no verão, num empréstimo que incluía uma opção de compra, agora acionada. Desde a chegada aos Estados Unidos, Franco soma seis jogos — cinco como titular — e já contabiliza quatro assistências, destacando-se pela visão de jogo e pela qualidade de passe.
Formado no Sporting, André Franco passou pelo Belenenses antes de se afirmar no Estoril Praia, onde foi peça-chave na conquista da II Liga em 2020/21 e brilhou na época seguinte com 11 golos na I Liga, o que lhe valeu a transferência para o FC Porto.
Nos três anos de ligação aos ‘azuis e brancos’, o médio criativo realizou 71 jogos, marcou cinco golos e somou quatro assistências, conquistando duas Taças de Portugal, uma Supertaça Cândido de Oliveira e uma Taça da Liga.
Agora, em Chicago, André Franco ganha novo fôlego na carreira, determinado a afirmar-se como um dos portugueses em destaque na MLS, numa equipa que aposta na sua criatividade e maturidade para regressar aos lugares cimeiros da conferência.























