72 horas depois de ter goleado o Alverca para a Taça da Liga, o Sporting volta a defrontar os ribatejanos esta sexta-feira agora para a 10.ª jornada da Primeira Liga. Os bicampeões nacionais vice-líderes com 22 pontos, querem vencer para colocar pressão no líder FC Porto (25 pontos) e no Benfica, 3.º com 21 pontos.
O jogo da última terça-feira permitiu ao técnico leonino gerir o plantel e mesmo assim conseguir um robusto 5-1, que colocou os Leões nas meias-finais da Taça da Liga.
Para o jogo de hoje, regressam os habituais titulares, a começar na baliza com Rui Silva. Fresneda, Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo voltarão à defesa. Hjulmand deverá ter a companhia de Morita no meio-campo, embora não seja de descurar a titularidade de João Simões. Pedro Gonçalves, Trincão, Geny Catamo e Luis Suárez serão os homens mais adiantados, embora Quenda seja uma das opções, apesar de ter jogado na 3.ª feira.
Fora das opções continuam Debast, Nuno Santos e Daniel Bragança, todos a recuperar de lesão.
Do lado do Alverca, o técnico Custódio não terá os defesas Julián Martinez e Issac James e os avançados Léo Chú e Stéphane Diarra, todos lesionados. Chiquinho está em dúvida.
É de esperar uma entrada forte do Sporting, em Alvalade, para tentar resolver cedo o jogo para assim Rui Borges gerir os jogadores da melhor forma, já a pensar na deslocação ao terreno da Juventus na próxima terça-feira, na 4ª ronda da fase liga da Champions.
O Alverca tentará dar uma imagem diferente daquela deixou na última terça-feira, onde foi uma presa muito fácil para o Leão.
Momento de forma: Leão imparável, Ribatejanos querem esquecer goleadas seguidas
O Sporting atravessa um bom momento, com quatro vitórias seguidas e seis jogos sem perder. A formação leonina venceu na última ronda o Tondela por 3-0, num jogo em que podia ter marcado muitos mais golos. Antes, derrotara o Marselha em casa, para a Champions e o Paços de Ferreira, para a Taça de Portugal, este já com algum sofrimento (3-2 após prolongamento).
A equipa de Rui Borges procura a oitava vitória na I Liga, num ano em que está a conseguir melhores resultados fora que em casa. Em Alvalade, o Sporting perdeu com o FC Porto e empatou com o SC Braga, mas fora de portas, só sabe ganhar.
O Alverca está acima da linha de água, mas quererá pontuar, mesmo não sendo o favorito, para fugir aos lugares perigosos. As duas goleadas nos últimos jogos (perdeu 0-4 com o Gil Vicente na 9.ª jornada) não deixam tranquilo o treinador Custódio.
A última vitória da equipa do Ribatejo na I Liga foi diante do AVS.
Histórico: empate técnico em jogos da I Liga
Alvalade será palco do jogo número 16 entre os dois conjuntos. É que o Alverca esteve 21 anos afastado da Primeira Liga, prova que disputou entre 1998/99 a 2001/02 e 2003/04. No entanto, eliminou o Sporting da Taça de Portugal em casa, em 2019, na 3.ª eliminatória ( 2-0).
Apesar dos poucos jogos entre ambos, o Alverca tem sido uma ‘pedra no sapato’ do Sporting, como mostram os cinco triunfos dos ribatejanos em 15 jogos. O Sporting venceu sete e empatou os outros três.
Para a I Liga há um empate técnico entre os dois conjuntos: quatro vitórias do Alverca, quatro do Sporting e dois empates nos 10 anteriores jogos. Nos cinco jogos em Alvalade para a I Liga, contam-se apenas dois triunfos leoninos, contra um dos ribatejanos, além de dois empates.
O último duelo entre ambos para a I Liga foi 26.ª jornada da época 2003/04: 2-0 para o Sporting, golos de Liedson e Carlos Martins.
O que dizem os treinadores:
Rui Borges, treinador do Sporting: “Este jogo foi um pouco impróprio, tivemos que geri-lo de outra forma. A nível estratégico é ver quem dará mais resposta. Todos têm dado uma resposta fantástica. Dentro das escolhas estou tranquilo em relação a quem vai jogar. Confiante com qualquer jogador que entre para jogar amanhã”
Custódio Castro, treinador do Alverca: “É mais um jogo para mostrarmos a nossa capacidade e crescimento, até de um jogo para o outro. Vamos defrontar o campeão nacional, bem orientado e com um treinador de qualidade, perante um estádio cheio — mas esses fatores só nos devem motivar mais”
O Sporting-Alverca está agendado para às 20h15 desta sexta-feira, em Alvalade. O jogo será dirigido por António Nobre, juiz da Associação de Futebol de Leiria, árbitro que terá como assistentes Nélson Pereira e Francisco Pereira. Gonçalo Neves é o quarto árbitro. No VAR estará Rui Oliveira, ajudado por Tiago Costa, o AVAR.
O Sporting é 2.º na I Liga com 22 pontos, a três do FC Porto, o Alverca é 12.º com 10.
 
				 
															 
															























 Apoio a Cliente
 Apoio a Cliente Odd’s baixas para o mercado
 Odd’s baixas para o mercado