O Benfica vai receber o Tondela nos quartos de final da Taça da Liga, esta quarta-feira. A partida tem começo agendado para as 20h45.
Os encarnados voltam a defrontar os beirões em 2025/26, desta vez numa competição diferente, onde vão existir várias mudanças. José Mourinho pode aproveitar para poupar os habituais titulares e explorar outras opções, nomeadamente jogadores com menos minutos.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Em relação ao Tondela, não devem existir tantas mudanças para que a equipa não comprometa o objetivo de seguir em frente na Taça da Liga. Ainda assim, pode ser feita alguma gestão porque voltam a entrar em ação no domingo.
O Benfica procura colocar para trás as derrotas e os maus resultados, de forma a encarrilar no caminho das vitórias com exibições mais convincentes. Do lado do Tondela, a formação recém-promovida à I Liga quer surpreender as águias e contrariar a derrota sofrida na Luz à 3.ª jornada do campeonato.
Momento de forma
A formação encarnada não tem tido um começo de época consistente, com altos e baixos, bem como exibições pouco conseguidas. Contudo, a goleada frente ao Arouca (5-0) culminou na melhor prestação a equipa encarnada na era Mourinho com maior largura no capítulo ofensivo com muitas oportunidades para chegar ao golo.
A estreia na Taça da Liga pode voltar a trazer uma vitória expressiva contra um adversário teoricamente mais acessível, ainda que as eventuais trocas no onze inicial possam trazer menos poderio ofensivo às águias.
No caso do Tondela, a equipa conseguiu a 1.ª vitória na época há quatro partidas frente ao Santa Clara e, desde então, voltou a vencer em mais um jogo contra o Vila Real na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.
Em 10 jogos já disputados, os beirões contam apenas com duas vitórias e terão uma tarefa difícil na Luz para tentarem voltar a vencer. Ainda assim, o objetivo da equipa é seguir em frente para se manterem na Taça da Liga, tal como fizeram na Taça de Portugal.
Histórico de confrontos
O Benfica e o Tondela já se defrontaram em 15 partidas e o histórico de resultados favorece, esmagadoramente, os encarnados. Contabilizam-se 13 triunfos para as águias e um para os tondelenses, para além de um empate.
Apesar de terem existido poucos jogos entre as duas equipas, o Benfica já registou várias goleadas com um total de 38 golos marcados. O Tondela apenas marcou em oito vezes.
O último confronto aconteceu esta época na 3.ª jornada da I Liga e terminou com um triunfo dos encarnados por 3-1. Contudo, é preciso recuar a 2022 para encontrar confrontos frequentes, tendo em conta que o Tondela era presença habitual no primeiro escalão.
O que dizem os treinadores
José Mourinho, treinador do Benfica: “Taça é Taça, são competições diferentes. É verdade que não estão numa posição fácil na tabela, mas as equipas que são promovidas normalmente precisam de tempo para se adaptarem. Mas não queremos facilitar, queremos ir à ‘final four’, vamos jogar no nosso estádio. Ganhámos bem na Luz para o campeonato, vamos ter um jogo difícil em Guimarães no sábado, mas preparámo-nos hoje com um bom treino para amanhã ganharmos o jogo.”
Ivo Vieira, treinador do Tondela: “Sabemos das dificuldades que nos vão colocar. Já lá fomos uma vez para o campeonato, numa fase prematura, em que ainda estávamos a afinar os processo e com vários jogadores que chegaram tarde, portanto não estávamos na melhor forma possível. O nosso momento não é abonatório em termos de resultados. O nosso foco principal é o campeonato e é para aí que nós direcionamos todo o nosso foco, mas não vamos descurar as outras competições, como não o fizemos na Taça de Portugal e agora para a Taça da Liga com o Benfica”.
Arbitragem
Carlos Macedo vai dirigir o embate entre o Benfica e o Tondela e vai estar acompanhado pelos assistentes Luís Costa e João Macedo. Diogo Rosa será o quarto árbitro.
O sistema de videoarbitragem estará a cargo de Cláudia Ribeiro e Vasco Marques.























