Fim de semana cheio e com duelos clássicos na 10.ª jornada da Primeira Liga. Após o sempre eletrizante V. Guimarães-Benfica há mais um embate, desta feita no Dragão a envolver FC Porto e SC Braga, um encontro de grande cartaz do futebol português. 12 pontos separam as duas equipas na tabela classificativa, num confronto que promete emoção e em que haverá orgulho em disputa entre nortenho e minhotos. Os portistas estão obrigados a vencer face aos triunfos dos rivais Sporting e Benfica frente a Alverca e V. Guimarães, respetivamente.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Momento das equipas
Pouco há a dizer de negativo sobre o arranque da equipa de Francesco Farioli na temporada de 25/26. Em 13 jogos em todas as competições, os azuis e brancos somam 12 vitórias e apenas uma derrota no embate em Inglaterra frente ao Nottingham Forest (2-0), a contar para a fase de liga da Liga Europa. O encontro em Inglaterra evidenciou alguma quebra de rendimento da equipa portista, confirmada no triunfo sofrido e pela margem mínima em Moreira de Cónegos. O FC Porto esteve a perder e só conseguiu dar a volta ao marcador ao minuto 88, com um tento de Deniz Gul (88m).
O desaire em Inglaterra interrompeu um ciclo de 11 vitórias dos portistas, onde se incluem triunfos nos clássicos frente ao Sporting (1-2), V. Guimarães (3-0), com o FC Porto a passar incólume no clássico frente ao Benfica (0-0).
Farioli quererá que a sua equipa recupere os índices de confiança e a sua dinâmica ofensiva, e já na partida frente ao bracarenses num estádio do Dragão com casa cheia para receber os bracarenses.
Por outro lado, o SC Braga teve um arranque de temporada mais titubeante, com Carlos Vicens mas tem paulatinamente trilhar o caminho dos bons resultados.
Não é de ignorar o facto do SC Braga viver o melhor momento da temporada. As boas exibições têm sido coradas também pelos números. O SC Braga apesar do arranque em falso na temporada ainda não soma qualquer derrota em nove jogos em todas as competições. Conta com ainda com quatro vitórias consecutivas, sendo que nesses quatro desafios apontou 12 golos e não sofreu nenhum: frente a Bragança (Taça de Portugal 0-1), Estrela Vermelha (2-0, Liga Europa), Casa Pia (4-0, Primeira Liga) e Santa Casa (Taça da Liga, 5-0). O regresso à boa forma começou a ser forjado no estádio de Alvalade, com um empate a uma bola obtido já na parte final do encontro (1-1).
Com 13 pontos somados, em nove partidas no campeonato, os arsenalistas apontam aos três pontos para se aproximarem das posições cimeiras do campeonato.
Histórico de confrontos
O histórico dos embates entre os dois emblemas tem sido marcado pelo desiquilíbrio, mas que tem sido atenuado nos últimos anos. Em 138 jogos, os portistas venceram em 94 dos duelos, contra 20 vitórias dos bracarenses. Em 24 ocasiões nenhum dos conjuntos saboreou a vitória.
Ainda assim, o equilíbrio tem-se acentuado nos últimos anos. Na temporada passada, o SC Braga impôs-se em casa ao rival nortenho por 1-0 Nos últimos 20 embates, os arsenalistas venceram cinco duelos, contra 11 vitórias do FC Porto e quatro igualdades, o que denota que as diferenças já não são, de facto, o que eram. A maior goleada dos bracarenses sobre o FC Porto teve lugar na temporada de 49/50, com uma goleada das antigas, de 6-0 dos bracarenses. O duelo menos equilibrado dos últimos anos remonta à já longinqua temporada de 96/97, com um triunfo de ‘mão cheia’ dos portistas no estádio das Antas por 5-0.
Em casa, o FC Porto ‘arrasa’ na estatística com 57 vitórias, oito empates e apenas quatro desaires. O último triunfo do SC Braga no covil do Dragão aconteceu em 19/20: triunfo por 1-2.
O que dizem os dois treinadores
Francesco Farioli, treinador do FC Porto: “O SC Braga mudou um bocadinho defensivamente nas últimas semana, está a jogar bem. Vão ser bravos da mesma forma. É a segunda equipa, depois de nós, que melhor defende. É agressiva no duelos e espero que encarem o jogo dessa forma. Será um jogo entre duas boas equipas, com muitos duelos, com combinações de 1×1. É isso que espero.”
Carlos Vicens, treinador do SC Braga: “Vamos tentar ser essa equipa competitiva, com um nível de regularidade mais alto e creio que a equipa tem claro como joga. Queremos ser uma equipa difícil para o FC Porto, que joga com confiança e se esforça para tentar ganhar. Se esta é a melhor fase da época? Sim, porque estamos dentro do processo de crescimento e construção, com 20 jogos oficiais realizados. Estamos a crescer, a competir cada vez melhor e temos de ir superando diferentes desafios com confiança e fé no que se faz. Estamos a trabalhar na direção correta e queremos dar essa cara novamente.”
No que diz respeito à arbitragem do jogo, no Estádio do Dragão, Fábio Veríssimo – que esta temporada já dirigiu um encontro do FC Porto e outro do SC Braga – terá a ajuda de Tiago Martins no VAR. Pedro Martins e Hugo Marques são os assistentes. Gustavo Correia é o quarto árbitro.























