Os extremos vão tocar-se na noite desta segunda-feira a partir das 20h15 no Estádio do Dragão, com o FC Porto, primeiro classificado da I Liga 25/26, a receber o AVS, último da tabela.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Os dragões vão procurar a 15.ª vitória em 16 jornadas e assim repor a vantagem de cinco pontos sobre o Sporting, que domingo venceu o Rio Ave por 4-0. Ao mesmo tempo, vão tentar dilatar para dez a vantagem sobre o terceiro classificado, o Benfica, que empatou em Braga.
Quanto ao AVS, vai tentar surpreender e alcançar a primeira vitória da temporada na presente edição da I Liga e relançar-se na luta pela permanência.
O FC Porto não vai poder contar com os lesionados Nehuén Pérez, Tomás Pérez e Luuk de Jong, nem com Zaidu, ao serviço da Seleção da Nigéria na CAN, nem com Borja Sainz, que completou uma série de cinco amarelos. Do lado do AVS, Guillem Molina está lesionado e Ruben Semedo castigado.
Momento de forma
O FC Porto vem de cinco vitórias consecutivas, marcando dois ou mais golos em todos esses jogos, e nos 10 últimos jogos, o FC Porto ganhou nove. Olhando apenas para a I Liga, são sete as vitórias consecutivas.
Com quatro golos sofridos, o FC Porto tem a melhor defesa desta edição da I Liga. Os dragões não perderam um dos últimos 27 jogos que disputaram em casa para o campeonato.
O AVS não marcou nos quatro últimos jogos realizados fora de casa na I Liga e vem de cinco derrotas consecutivas fora de casa. Com 39 golos sofridos, tem a pior defesa desta edição da prova.
O AVS sofreu golos em todos os jogos realizados nesta edição da I Liga, na qual ainda não ganhou: em 15 jogos, soma quatro empates e 11 derrotas. Porém, não perde há dois jogos.
Histórico de encontros
Na época passada, o FC Porto venceu na receção ao AFS por 2-0, com golos de Rodrigo Mora e Fábio Vieira.
Considerando o AVS desde esta nova identidade do clube, a equipa de Vila das Aves nunca marcou golos ao FC Porto. Os dois jogos realizados entre as duas equipas foram ambos na época passada, na I Liga 25/26, com os portistas a terem ganho fora na primeira volta por 5-0.
O que dizem os treinadores
Francesco Farioli, treinador do FC Porto: “Se olharmos para a tabela, claro que dá para tirar conclusões facilmente, a equipa que vai em primeiro e a que vai em último. Mudaram de treinador recentemente para um que tem muita experiência em Portugal. Analisámos o jogo que fizeram para tentar encontrar padrões e coisas em comum. Vocês sabem como penso. Não há jogos que nos permitam relaxar e o de amanhã é outro exemplo. Teremos de estar atentos, competitivos, até porque vimos de uma semana sem jogos, que é um cenário pouco habitual. O que posso dizer é que nas últimas sessões de treino os jogadores voltaram com vontade e energia e amanhã teremos de ser capazes de transmitir essas sensações para dentro de campo e conseguir um bom resultado”.
João Henriques, treinador do AVS: “É um jogo que retira muito do peso da responsabilidade. 100% da responsabilidade está do lado do adversário. Todos pensam que vamos perder no Dragão, menos o nosso grupo. Preparámos este jogo da mesma forma que os outros. Qualquer adversário considero uma boa oportunidade para pontuar, seja em casa ou fora. O grau de dificuldade, neste em particular, por ser com o FC Porto, é grande. Se ainda ninguém os venceu é porque não é fácil. Estão em 1º lugar, merecidamente. É apreciado o seu futebol desde o início, pela forma intensa como se apresenta. Estamos preparados para contrariar as dinâmicas do adversário, no processo defensivo e ofensivo, em cada momento do jogo, com a mesma ambição”.























