FC Porto e Famalicão medem forças na noite desta quinta-feira, a partir das 20h45, no Estádio do Dragão, por uma vaga nos quartos de final da Taça de Portugal onde, já sabem, o vencedor irá receber o Benfica.
O FC Porto é, atualmente, líder isolado da I Liga, onde ainda não perdeu, mas viu-se recentemente afastado – e em casa – da outra competição interna a eliminar, a Taça da Liga. Já o Famalicão ocupa o 6.º posto na tabela classificativa do escalão principal.
Para chegarem a estes oitavos de final, os dragões afastaram Celoricense (4-0) e Sintrense (3-0). Quanto ao Famalicão, afastou o São João de Ver (3-0) e o Estoril (2-1).
Momento de forma
O FC Porto vem de uma vitória por 3-1 na receção ao Estrela da Amadora, no passado fim de semana. A eliminação precoce na Taça da Liga, frente ao Vitória de Guimarães, corresponde ao jogo que os dragões não venceram nos últimos oito que disputaram. A equipa de Francesco Farioli só não marcou golos em dois dos 23 jogos oficiais que já disputou esta época e
Já o Famalicão também vem de uma vitória (4-0 sobre o Estoril) no passado fim de semana e nos últimos 11 jogos que disputou só perdeu dois: nas receções a SC Braga e FC Porto.
O Famalicão ainda não perdeu fora de casa esta época. Em oito jogos, soma cinco vitórias e três empates, tendo marcado em todos os jogos que fez até ao momento na condição de visitante.
Histórico de encontros
As duas equipas já se defrontaram esta época. Foi em novembro, com o FC Porto a vencer em casa dos famalicenses por 0-1, na Jornada 11 da I Liga, graças a um golo de Victor Froholdt a meio da primeira parte.
Em todas as competições realizaram-se 32 jogos entre as duas equipas, com 23 vitórias do FC Porto, 5 empates e 4 triunfos do FC Famalicão. Em casa do FC Porto realizaram-se 16 jogos entre as duas equipas, com 12 vitórias do FC Porto, 3 empates e 1 triunfo do FC Famalicão. Nas oito últimas receções ao FC Famalicão, o FC Porto marcou sempre dois ou mais golos.
A última vez que as duas equipas se defrontam na Taça de Portugal foi em 2022/23, nas meias-finais, a duas mãos. No Estádio do Dragão, os portistas venceram por 3-2, após prolongamento, depois de terem ganho fora por 2-1.
O que dizem os treinadores
Francesco Farioli, treinador do FC Porto: “A motivação é seguir em frente. Se queremos chegar à final e celebrar a Taça temos de ganhar jogos. Teremos de defrontar as melhores equipas na prova e o de amanhã é o mais competitivo. Vamos colocar o foco no jogo de amanhã, que merece muita atenção e a resposta e atitude certas.”
Hugo Oliveira, treinador do Famalicão: “Normalmente, a tabela mostra a verdade dos acontecimentos e o FC Porto tem sido a equipa mais regular e capaz, detentora de mais poder. É por isso que tem mais pontos. Tem uma equipa forte, com muitas alternativas e que luta em todas as competições para ganhar. Neste jogo, vai encontrar uma equipa extremamente assertiva quanto ao seu perfil de jogo, que joga de forma corajosa. Entendo Farioli até se identifique em alguns momentos”.























