FC Porto, 1.º classificado, e Estoril, 9.º da tabela, medem forças este domingo, a partir das 20h30, no Estádio do Dragão, em encontro da 13.ª jornada da I Liga 25/26. As duas equipas regressam este domingo à ação na prova três semanas depois de terem somado vitórias suadas na anterior jornada.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Pelo meio houve paragem para as seleções, Taça de Portugal e, para o FC Porto, um compromisso europeu. E se os dragões tiveram razões para sorrir, com triunfos na ‘prova rainha’ e na Liga Europa, o Estoril viu-se afastado da Taça em casa ao perder com o Famalicão, num desfecho que veio mostrar a inconstância de resultados apresentada esta temporada pela formação orientada por Ian Cathro.
Momento de forma
Essa derrota por 2-1 em casa com o Famalicão na quarta ronda da Taça colocou fim a uma série de cinco jogos sem perder dos canarinhos no conjunto de todas as competições, que atravessavam a sua melhor fase da temporada depois de um início de época com apenas uma vitória nos primeiros oito jogos.
Já o FC Porto prosseguiu, depois da paragem para as seleções, o bom registo de resultados que apresenta esta temporada. Os dragões ainda só perderam um jogo esta temporada e foi para as competições europeias, seguindo invictos a nível interno, e vêm de três vitórias consecutivas. Para a I Liga a equipa de Francesco Farioli só não ganhou uma vez, na receção ao Benfica, mas as três vitórias que somou na prova nos três jogos que seguiram foram, todas elas, bem suadas e apenas por um golo de diferença.
A jogar fora, esta temporada, na I Liga, o Estoril tinha somado dois empates e duas derrotas, antes de vencer de forma clara, por 4-0 no terreno do Rio Ave, na sua última deslocação. Uma goleada que demonstra a qualidade ofensiva da formação da linha de Cascais, que tem o quarto melhor ataque do campeonato, apenas superado pelo dos três grandes.
Quanto ao FC Porto, a jogar em casa esta temporada só não ganhou ao Benfica (empate 0-0), naquele que foi também o único jogo no Estádio do Dragão em que não marcou qualquer golo. Os dragões têm a melhor defesa do campeonato e em casa, a nível interno, só sofreram golos com o SC Braga.
Histórico de encontros
Na temporada passada o FC Porto venceu por 4-0 na receção ao Estoril, com golos de Namaso, Pepê e Galeno (2), mas há duas épocas o Estoril tinha surpreendido e vencido no Estádio do Dragão por 1-0, graças a um golo solitário de Jordan Holsgrove, numa temporada em que também afastaram os azuis e brancos da Taça da Liga.
Ao todo, este será o 74 duelo da história entre os dois emblemas em jogos oficiais, com 43 vitórias do FC Porto, 15 empates e 15 triunfos do Estoril Praia. Em casa do FC Porto realizaram-se 36 jogos entre as duas equipas, com 27 vitórias do FC Porto, 6 empates e 3 triunfos do Estoril Praia.
O que dizem os treinadores
Francesco Farioli, treinador do FC Porto: “Seguramente um jogo difícil, eles estão em boa forma. Podem defender em 3, 4 ou 5 formas diferentes, o ataque é bastante fluído, com qualidade de posse. Nós tentamos prever todos os cenários, embora não haja muito tempo para o trabalhar, mas a melhor parte é que temos um grupo que está dentro destas dinâmicas e portanto amanhã enfrentaremos o Estoril com certeza com a melhor mentalidade e espero eu que com a chaves certas para este jogo”
Ian Cathro, treinador do Estoril Praia: “”Talvez seja o jogo mais difícil da época. Se olharmos para esta equipa do FC Porto, eles encontraram algo importante: quando um clube consegue juntar o treinador certo com a ideia certa, tendo procurado os jogadores certos, consegue-se algo interessante e o FC Porto está a trabalhar com essas condições”
O árbitro
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou André Narciso para arbitrar o jogo entre FC Porto e Estoril Praia, agendado para o próximo domingo (20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, referente à ronda número 12 do campeonato. O juiz da Associação de Futebol de Setúbal terá como assistentes Rúben Silva e André Botelho, sendo Gustavo Correia o quarto árbitro. O VAR será João Malheiro Pinto, assistido por Pedro Felisberto.
Esta vai ser a primeira vez que André Narciso arbitra um jogo de qualquer uma das equipas esta temporada.























