O FC Porto está de regresso ao Estádio do Dragão para mais um jogo europeu. Desta vez, o adversário é o Malmö na sexta jornada da fase de liga da Liga Europa. O encontro vai começar às 20 horas desta quinta-feira.
A equipa portista é oitava classificada na prova, com dez pontos e quer somar mais um triunfo. O objetivo é consolidar a sua presença na zona de qualificação direta para a próxima fase.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Para isso, terá de superar o Malmö que tem tido uma vida menos feliz na Liga Europa. Com apenas um empate contra o Dínamo Zagreb (1-1) na 3.ª jornada, os suecos estão na antepenúltima (34.ª) posição com apenas um ponto somado.
Para esta partida, Francesco Farioli anunciou que Gabri Veiga não está convocado por ter sofrido um “pequeno problema nos últimos dias”.
É de notar que o técnico interino do Malmö, Anes Mravac, vai despedir no Dragão. O treinador foi a escolha do clube para substituir Henrik Rydstrim, que foi despedido em setembro.
Momento de forma
Após o triunfo contra o Tondela (0-2), os dragões podem ter reforçado a segurança, apesar de terem demonstrado algumas dificuldades no último terço. É de recordar que o FC Porto foi eliminado da Taça da Liga pelo Vitória de Guimarães e, agora, tenta regressar à sequência vitoriosa de outrora.
Desde a derrota frente ao Nottingham Forest (2-0) até ao desaire contra o Vitória (1-3), o FC Porto teve um ciclo de sete jogos sem perder com apenas um empate pelo meio (FC Utrecht). Na Liga Europa, os azuis e brancos levam três triunfos, um empate e uma derrota.
Tal como referiu Francesco Farioli, o Malmö é um adversário difícil de analisar, uma vez que já terminou o campeonato sueco e está em processo de mudança de treinador. Feitas as contas, o último do Malmö para o campeonato sueco aconteceu no dia 9 de novembro. Seguiu-se a derrota contra o Nottingham Forest a 37 de novembro e agora o FC Porto.
Depois de terem terminado a liga nacional em sexto lugar, o Malmö tenta resistir na Europa, mas é antepenúltimo classificado com um ponto. Os suecos não têm muitos motivos para sorrir e é incerta a forma como se vão apresentar no Dragão.
Histórico de confrontos
As duas equipas nunca se defrontaram, pelo que será uma estreia.
Contra equipas suecas, o FC Porto apenas jogou frente ao Goteborg em quatro ocasiões. Em quatro jogos da Liga dos Campeões no ano de 1996/97, os dragões venceram em três desses duelos com apenas um triunfo da equipa sueca.
O que dizem os treinadores
Francesco Farioli, treinador do FC Porto: “Não é uma tarefa fácil preparar uma equipa que não tem jogado nos últimos tempos. Como disseste, eles estão num processo de mudança técnica, o novo treinador é um bom amigo então tentei tirar alguma informação, mas como devem imaginar não foi possível. Temos diferentes planos, diferentes cenários, mas acima de tudo é precisa muita concentração para um jogo que é muito importante no nosso trajeto na Liga Europa”.
Anes Mravac, treinador-interino do Malmo: “Ficarei feliz se dermos a nós próprios uma oportunidade. Se nos levantarmos, se competirmos lá fora, tanto coletiva como individualmente. Se não tivermos medo e não formos cobardes só porque enfrentamos uma grande equipa…Afinal, eles também são pessoas, de carne e osso, tal como nós. Por isso, diria que é a coragem que nos faz felizes.”
Arbitragem
Rohit Saggi foi o árbitro nomeado para o encontro entre o FC Porto e o Malmö. O juiz norueguês estará acompanhado pelos compatriotas Morten Jensen, Anders Olav Dale, enquanto Sigurd Kringstad será o quarto árbitro. O sistema de videoarbitragem estará a cargo dos germânicos Sören Storks e Benjamin Brand.























