Na Primeira Liga, o FC Porto que é líder da Primeira Liga, com 37 pontos, recebe o Estrela da Amadora, 13.º da tabela, com 14 pontos. Os dragões querem responder às goleadas robustas de Sporting e Benfica, frente a AVS (6-0) e Moreirense (0-4), respetivamente.
A equipa de Farioli regressa ao Dragão, quatro dias depois do triunfo claro, convincente e sem espinhas frente ao Malmö (2-1). No último embate entre ambas das equipas, o Estrela da Amadora venceu por 2-0, na Reboleira (31.ª J).
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Momento das duas equipas
A nível interno, os portistas voltam a casa jogar em casa para o campeonato, isto após o triunfo caseiro frente ao SC Braga, no clássico da jornada 10. Pelo meio, o conjunto orientado por Farioli foi derrotado pelo Vitória SC, ficando assim de fora da ‘final four’ da Taça da Liga que terá lugar em janeiro.
Em todas as competições, os dragões somam até ao momento nove vitórias: a derrota já mencionada na Taça da Liga e ainda o empate no clássico frente ao Benfica (0-0). O desaire frente ao vimaranenses interrompeu um ciclo de quatro triunfos consecutivos – sete deles sem perder – aos quais o conjunto orientado por Farioli respondeu da melhor forma com dois triunfos frente ao Tondela e Malmo.
O Estrela da Amadora chega ao Dragão após o triunfo caseiro frente ao Arouca por 3-1, no regresso às vitórias após uma derrota pesada frente ao Sporting (4-0) e um empate na Amadora frente ao Nacional (0-0).
Nos duelos com os ‘Grandes’, o amadorenses foram também derrotados em casa frente ao Benfica na jornada 2 do campeonato (0-1).
Histórico de confrontos
O último embate entre as duas equipas resultou num triunfo para o emblema de menor dimensão. Em 24/25, o Estrela recebeu e venceu o FC Porto por 2-0, na 31.ª jornada, com golos de Kikas e Alan Ruiz.
No Dragão, nos 21 embates entre ambas as equipas, em todas as competições, só por uma vez o Estrela conseguiu vencer: vitória por 1-0 na jornada 17 na temporada de 2006/07, num tento de Anselmo nos descontos. Contam-se ainda 18 vitórias dos dragões e dois empates. No resultado mais dilatado entre ambas as equipas, o FC Porto venceu sem mácula, e por 6-0, em 1995/96, numa época que resultou em mais um título de campeão nacional para os azuis e brancos.
O que dizem os treinadores
Francesco Farioli, treinador do FC Porto: “O foco está totalmente no jogo de amanhã. Vamos defrontar um adversário com qualidade que vai exigir muita atenção e concentração. O jogo com o Tondela mostrou isso mesmo.”
João Nuno, treinador do Estrela da Amadora: “O FC Porto é a equipa do campeonato que permite menos oportunidades aos adversários, que tem menos golos sofridos, e isso demonstra bem aquilo que o FC Porto é capaz, sendo muito consistente nesse momento do jogo.”
Arbitragem
Miguel Fonseca foi o árbitro nomeado para o encontro entre o FC Porto-Estrela da Amadora. O juiz irá estar acompanhado por João Martins e Luís Costa. O quarto árbitro é José Bessa. O sistema de videoarbitragem estará a cargo de João Bento e Márcio Azevedo























