O Sporting visita este sábado, a partir das 20h30, nos Açores, o Santa Clara. Frente à equipa de Ponta Delgada, atualmente no 11º lugar na tabela, com 11 pontos, os leões, no 2º lugar com 25 pontos, vão tentar uma vitória que lhes permita colocar pressão sobre os principais rivais na luta pelo título, que só jogam domingo, com o FC Porto a visitar o Famalicão e o Benfica a receber o Casa Pia.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Um triunfo permite aos atuais bicampeões nacionais igualarem – à condição – os dragões no topo da tabela e ganharem, provisoriamente, uma vantagem de quatro pontos sobre as águias.
Pela frente, a equipa de Rui Borges vai ter um Santa Clara que está longe de ter deslumbrado nos últimos tempos, depois do brilhante 5.º lugar alcançado no campeonato na temporada passada.
Momento de forma
A formação açoriana – que começou bem cedo a temporada, em virtude da participação nas pré-eliminatórias da Liga Conferência – só venceu três dos últimos 15 jogos que disputou no conjunto de todas as competições e nos últimos seis encontros no conjunto de todas as competições somou quatro derrotas, uma vitória e um empate (para a Taça, frente ao SC Espinho, numa partida que venceu depois no desempate por penaltis).
A jogar em casa, esta temporada, para a I Liga, o Santa Clara soma duas vitórias e um empate em cinco jogos, tendo batido o AVS por 2-0 na última partida que disputou no seu estádio. A equipa de Vasco Matos tem, contudo, o terceiro pior ataque da competição, apenas com 8 golos marcados ao fim de dez jogos. Pior só os dois últimos da tabela, AVS e Tondela.
Quanto ao Sporting, chega a esta partida depois de um empate saboroso, mas suado, em Turim a meio da semana para a Liga dos Campeões. Foi o sétimo jogo seguido da turma de Alvalade sem perder no conjunto de todas as competições, desde a derrota com o Nápoles, também para a Champions.
Fora de casa, esta temporada, em jogos da I Liga, o Sporting ainda só sabe vencer: 5 jogos, 5 vitórias, 12 golos marcados e apenas 2 sofridos. Na última deslocação na prova os leões venceram por 3-0 em Tondela. Os verdes e brancos, que esta temporada só não marcaram golos num jogo oficial (logo no primeiro, para a Supertaça, com o Benfica), têm o melhor ataque do campeonato, com 25 golos marcados.
Histórico de encontros
Este será o 21.º duelo da história entre Sporting e Santa Clara no conjunto de todas as provas e os leões ganharam 16 dos anteriores 20, tendo perdido apenas dois, com dois empates pelo meio.
Em solo açoriano as equipas encontraram-se por nove vezes e o Sporting venceu sete, com o Santa Clara a triunfar por apenas uma vez, na temporada de 21/22, quando derrotou o Sporting de Ruben Amorim, travando aí uma longa série de invencibilidade leonina na Liga portuguesa. Os leões até estiveram na frente nesse encontro, marcando um golo por João Palhinha, viram o adversário empatar, voltaram à vantagem por Pablo Sarabia, mas Lincoln e Ricardinho marcaram depois para dar o triunfo por 3-2 ao Santa Clara.
Na temporada passada, já com Rui Borges ao leme, o Sporting foi aos Açores vencer o Santa Clara por 1-0, graças a um golo solitário de Geny Catamo a abrir a segunda parte. Na primeira volta, contudo, em Alvalade, o Santa Clara tinha batido os leões, então orientados por João Pereira, travando mais uma vez uma longa série invencível dos verdes e brancos, naquele que foi o primeiro jogo após o fim do reinado de Ruben Amorim.
O que dizem os treinadores
Vasco Matos, treinador do Santa Clara: “Sabemos da grandeza do Sporting, o campeão nacional. Uma equipa que está num excelente momento de forma, mas temos de olhar para nós. É uma equipa com muita qualidade, com uma variabilidade muito grande no jogo, qualidade individual, qualidade coletiva. Obviamente temos de ter muita capacidade de nestes momentos de ter coesão e uma superação muito grande”.
Rui Borges, treinador do Sporting: “O Santa Clara uma equipa muito bem organizada, o Vasco está a fazer um bom trabalho. É uma equipa que dificulta muito a vida a qualquer adversário. Na época passada tivemos dificuldades em todos os jogos. Tem mudado algumas dinâmicas no seu sistema inicial em relação ao que fazia. É uma equipa que tem menos 1 golo sofrido. Dita aquilo que é o Santa Clara. Vamos ter muitas dificuldades. Jogar nos Açores é sempre muito difícil. Sabemos disso. Temos de estar preparados para essa exigência. É continuarmos a ser o que temos sido. É um jogo difícil”.
O árbitro
João Gonçalves, árbitro de 34 anos da Associação de Futebol do Porto, foi o nomeado pelo Conselho de Arbitragem da FPF para arbitrar a partida. A seu lado terá como assistentes Pedro Ribeiro e Ângelo Carneiro, sendo Carlos Macedo o 4.º árbitro. No VAR estará Luís Ferreira, com Valdemar Maia como AVAR.
Será a segunda vez que João Gonçalves vai dirigir uma partida do Santa Clara esta temporada, depois de ter estado na derrota por 2-1 dos açorianos com o V.Guimarães, na 8.ª jornada. Dirigiu também um encontro do Sporting, tendo estado na derrota dos leões com o FC Porto, em Alvalade, à 4.ª jornada. Na temporada passada esteve num empate 4-4 do Sporting em Guimarães.























