SC Braga e Benfica defrontam-se este domingo, a partir das 18h00, no Estádio Municipal de Braga, no jogo grande da Jornada 16 da I Liga 25/26.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
A equipa de Carlos Vicens já roubou pontos em Alvalade, deu muito trabalho ao FC Porto no Dragão, e irá agora receber pela primeira vez na época um grande no seu reduto, ocupando para já o 5º lugar na tabela classificativa, com 25 pontos, menos um do que o Gil Vicente, que é quarto.
Já o Benfica, treinado por José Mourinho, está no 3º lugar, com 35 pontos e para ambas as equipas é imperativo vencer.
Momento de forma
O SC Braga chega a este jogo após vencer o Caldas SC por 0-3 a meio da semana, nos oitavos de final da Taça de Portugal, mas no que à I Liga diz respeito vem de uma derrota na visita ao Estoril.
Os arsenalistas já perderam dois jogos em casa nesta edição da I Liga, frente a Gil Vicente e Nacional, mas ganharam os últimos três jogos que disputaram no seu terreno.
O Benfica, por seu lado, somou uma vitória suada sobre o FC Famalicão por 1-0 no Estádio da Luz na sua última partida, no passado fim de semana, para a I Liga.
As águias, por seu lado, ainda não perderam fora esta temporada para o campeonato: seis vitórias e um empate. Só sofreu um golo nos últimos seis jogos realizados fora de casa.
Histórico de encontros
O último encontro entre as equipas também foi em solo minhoto e terminou com um empate, 1-1, na última jornada da passada edição do campeonato. Nas cinco últimas deslocações a Braga, o Benfica só venceu por uma vez (1-0, em 2023/24).
Ainda assim, nos duelos entre as duas equipas na cidade dos arcebispos, o Benfica leva vantagem: 41 triunfos em 78 partidas, sendo que o SC Braga venceu apenas 18.
O último triunfo caseiro do SC Braga frente ao Benfica (no tempo regulamentar) foi em 2022/23, por expressivos 3-0.
Ao todo, no conjunto de todas as competições, SC Braga e Benfica já se defrontaram por 162 vezes, com a equipa lisboeta a apresentar forte vantagem: 105 vitórias, contra 25 triunfos dos bracarenses.
O que dizem os treinadores
Carlos Vicens, treinador do SC Braga: “Sabemos que vamos defrontar um rival que vem de um crescimento com o seu novo treinador, as ideias vão assentando e estão cada vez melhores. Jogo de alta dificuldade, alto nível e vamos ter de oferecer uma versão melhor àquela que oferecemos no Estoril. Estamos motivados para fazer um grande jogo e temos de estar muito, muito bem para conseguir uma vitória que desejamos”.
José Mourinho, treinador do Benfica: “Temos a convicção que estamos num bom momento. Os quatro resultados são bons, mas não só os quatro resultados. Fizemos muita coisa bem e sentimos a evolução em diferentes aspetos do nosso jogo. E, por isso, a esperança de conseguir um bom resultado contra uma equipa que é muito boa. Esperamos um jogo difícil para nós e para eles”.























