É já esta quinta-feira que SC Braga e Santa Clara entram em ação nas competições europeias.
Os bracarenses medem forças, na Bulgária, a partir das 17h30, com o Levski Sofia, no estádio Georgi Asparuhov Stadium. O jogo arranca às 17h30.
A eliminatória é a duas mãos, com o segundo jogo em Braga marcado para o dia 31 de julho.
Para garantir a qualificação para a segunda competição da UEFA, os arsenalistas terminaram no 4.º lugar do campeonato.
A pré-época arrancou a 17 de junho sob o comando de Carlos Vicens, técnico que assumiu o comando da equipa após a saída de Carlos Carvalhal. O técnico de 42 anos assumiu os bracarenses após vários anos como adjunto de Pep Guardiola.
O que é facto é que a pré-temporada dos bracarenses tem corrido de feição e no último teste de preparação antes das eliminatórias europeias, os arsenalistas impuseram-se por 3-1 frente ao Celta de Vigo. Os bracarenses apresentaram-se em 3-5-2, com o técnico espanhol a mudar a tática para o 4-4-2 na segunda parte. A equipa já denotou processos bem interessados para esta fase da época. No embate diante do Celta, Zalazar esteve em destaque ao apontar dois golos. Já próximo do final, Diego, médio de 20 anos, fechou as contas com um grande remate do meio da rua.
Para além do triunfos frente aos espanhóis, o SC Braga bateu o Paços Ferreira (1-0), Wolfsberger (2-0), Panathinaikos (2-1) e Moreirense (2-0).
Na antevisão da partida, Carlos Vicens mostrou-se confiante para o embate. “Fizemos uma pré-temporada intensa, trabalhamos para construir a nossa identidade e estou tranquilo, satisfeito e com confiança. Os jogadores trabalharam muito bem e amanhã vamos descobrir se estamos ou não preparados. Mas trabalhamos muito bem durante a pré-temporada. Vamos competir e depois vamos ver o que se passa em casa. Vai ser difícil, a viagem é longa e é uma partida de eliminatória, completamente divergente de um jogo de campeonato. Queremos competir da melhor forma possível”, analisou Carlos Vicens.
Já o Santa Clara terminou a temporada no quinto lugar da classificação, a melhor classificação de sempre do clube e que garantiu entrada na Conference League.
Os açorianos medem forças frente ao NK Varaždin, da Croácia, na 2.ª pré-eliminatória. A primeira mão será jogada fora de portas, no dia 24 de julho, com a segunda mão a ser disputada nos Açores, no dia 31 de julho.
Para além dos reforços Anthony Carter e Brenner Lucas, o conjunto açoriano assegurou também a renovação do central Luís Rocha até 2027, assim como a contratação a título definitivo de Wendel Silva, que alinhou na segunda metade da época nos insulares por empréstimo do FC Porto.
No Santa Clara mantém-se Vasco Matos, técnico que assumiu a equipa em junho de 2023 e que apenas em duas épocas levou a equipa ao título na segunda liga e mais tarde ao quinto lugar da tabela. O técnico chegou a estar próximo de assinar pelo Botafogo, mas pelo facto de que não ter ainda a licença UEFA Pro, a mudança não foi possível.
Na antevisão da partida frente ao opositor croata, o treinador dos açorianos, considerou que um bom resultado para o duelo com o Varazdin é ganhar.
“Um bom resultado é ganhar. Jogamos e treinamos sempre para ganhar, é isso que fazemos em todo lado e é isso que vamos tentar fazer amanhã, sempre dentro daquilo que é a nossa organização, o nosso trabalho e o planeamento do jogo tem de ser cumprido à regra. Mas dentro desta casa jogamos sempre com muita ambição, com muita coragem e volto a referir, treinamos e jogamos sempre para ganhar”, afirmou.