Depois do desaire no Dragão, o FC Porto vai até Tondela para tentar regressar aos triunfos, desta vez na I Liga. O jogo da 13.ª jornada tem começo agendado para as 20h30 deste domingo.
Os dragões querem deixar para trás a eliminação da Taça da Liga frente ao Vitória de Guimarães e somar o quinto triunfo consecutivo no campeonato. Em semana de dérbi lisboeta, os azuis e brancos só dependem de si próprios para consolidarem a liderança da liga, visto que os rivais empataram a um golo.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Já o Tondela quer alcançar a segunda vitória seguida, depois de ter surpreendido o Gil Vicente em casa na última jornada. Os beirões triunfaram com um penálti aos 35 minutos e impuseram a a terceira derrota da equipa de Barcelos na I Liga.
Para este jogo, nota para a indisponibilidade de Gabri Veiga, que contraiu uma entorse no tornozelo direto no último encontro. Em contrapartida, Deniz Gul já deverá estar recuperado para entrar nas opções de Farioli.
Momento de forma
O FC Porto poderá ir a jogo este domingo com alguma baixa de ânimo devido à eliminação da Taça de Portugal, mas precisa de não perder pontos na I Liga para manter a vantagem de três pontos sobre o rival Sporting.
Porém, a derrota contra os minhotos foi apenas a segunda da época para os dragões, sendo um motivo para manter a confiança. Excluindo a derrota caseira, o FC Porto levava sete jogos em perder com apenas um empate registado (FC Utrecht).
No lado do Tondela, os resultados não são tão animadores, até porque o triunfo em Barcelos foi apenas o terceiro da época para os beirões. Nos últimos oito jogos, o Tondela conta com dois triunfos, quatro derrotas e dois empates.
Por essa razão, a formação tondelense é 16.ª classificada com apenas nove pontos somados, no lugar de acesso ao play-off de despromoção.
Histórico de confrontos
AS duas equipas só estiveram frente a frente por 17 vezes e os resultados não podiam ser mais distintos. Os azuis e brancos somam 15 triunfos contra apenas um do Tondela. Pelo meio existiu apenas um empate.
É curioso que a única vitória contra os dragões por parte dos beirões tenha acontecido no Dragão, o que significa que nunca venceram diante dos seus adeptos.
É preciso recuar a 2022 para encontrar o último duelo entre as equipas com a Supertaça conquistada pelo FC Porto por 3-0 nessa época. Ainda nesse ano, contabilizaram-se mais três jogos, todos ganhos pelos azuis e brancos. A final da Taça de Portugal vencida pelo FC Porto por 3-1 em 2021/22, bem como as jornadas 9 (1-3) e 26 (4-0) da I Liga.
O que dizem os treinadores
Cristiano Bacci, treinador do Tondela: “Esta semana continuámos a trabalhar os pormenores táticos e técnicos, mas a ideia é sempre dar mais confiança a uma equipa que precisa. Temos muitos jogadores com qualidade, mas também com poucos jogos na 1.ª Liga e, por isso, a ideia é trabalhar sempre nesse sentido, jogo após jogo.”
Francesco Farioli, treinador do FC Porto: “Será o primeiro dérbi italiano na história, com Cristiano Bacci. Não temos muitas imagens do seu trabalho mais recente no Tondela, vimos as suas antigas equipas, como o Moreirense. Uma equipa bem organizada, que faz algumas adaptações. Não sabemos se algo será feito de forma diferente mas temos de estar preparados.”
Arbitragem
Luís Godinho foi o árbitro nomeado para apitar o Tondela-FC Porto, uma decisão que não caiu bem na direção portista devido às queixas às atuações do juiz da AF Évora.
O árbitro estará acompanhado pelos assistentes Rui Teixeira e Pedro Mota, enquanto Iancu Vasilica será o quarto árbitro. O sistema de videoarbitragem estará a cargo de Luís Ferreira e Valdemar Maia.























