Luís Figo vai assistir ao jogo entre o Barcelona e o PSG, para a 2.ª jornada da Champions, no Estádio Olímpico Lluís Companys, em Montjuic. Esta será a primeira visita oficial ao estádio dos catalães desde 2009, desta vez enquanto embaixador a UEFA.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Contudo, a presença do português não é bem-vinda por todos devido à ‘traição’ ao Barcelona com a mudança para o Real Madrid há 25 anos.
Joan Gaspart, presidente dos catalães na altura da transferência polémica, manifestou-se contra a presença de Figo na tribuna. O ex-dirigente assegurou que não vai cumprimentar o antigo jogador português.
“Não sou eu quem proíbe alguém de entrar na tribuna do estádio. Ele é embaixador da UEFA e, se for ao estádio, não posso fazer nada. O que posso garantir é que não o vou cumprimentar”, afirmou ao programa “Què t’hi jugues”.
“Não vou fazer qualquer esforço, a tribuna é suficientemente grande para levarmos vidas separadas. Já o vi em algumas ocasiões na Suíça e em Portugal. Normalmente, quando alguém não é amigo dos teus amigos, também não é teu amigo. Não sou ninguém para perdoar e não quero entrar nisso”, prosseguiu.
Gaspart foi mais longe e acusou a UEFA de premeditar a presença de Figo na partida desta quarta-feira, assegurando que o ex-jogador é “persona non grata”.
“Como adepto do Barça, não esqueço e nunca esquecerei. Para mim, ele é persona non grata. Está tudo muito bem organizado pela UEFA, hoje o presidente virá e ele certamente pensou nisso. O Barça está acima destas coisas, mas pessoalmente não tenho qualquer interesse.”
Por fim, Joan Gaspart referiu que acredita que Figo irá “querer que o Barça vença”, uma vez que não sabe o que o “liga ao PSG”. Ainda assim, afirmou que isso não lhe interessa e que o “mais importante é vencer”.
Em contrapartida, o atual presidente do Barcelona, Joan Laporta, garantiu que o clube irá demonstrar respeito a Figo.
Recorde-se que o duelo entre os catalães e o PSG é o jogo grande da segunda jornada da fase de liga da Champions, a partir das 20 horas desta quarta-feira.