José Vicente Leiva-Modahl, antigo treinador olímpico de atletismo do Reino Unido, foi presente a tribunal depois de ter sido acusado de crimes sexuais contra crianças.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Leiva-Modahl, de 65 anos, marido da antiga atleta olímpica de meia-distância Diane Modahl, enfrenta 19 acusações distintas, incluindo agressão sexual a uma criança, violação e comportamento controlador e coercivo.
Leiva-Modahl, também conhecido por Vicente Modahl, compareceu no Tribunal de Magistrados de Manchester para uma audiência de 15 minutos, na qual não houve alegações de culpa.
O juiz distrital remeteu o caso para o Tribunal da Coroa de Manchester, afirmando que algumas das alegações eram demasiado graves para serem julgadas no tribunal de magistrados.
Leiva-Modahl saiu em liberdade condicional, até à realização de uma nova audiência, a 18 de novembro.
Entre as condições para essa liberdade condicional não poderá sair da região de Warrington, cumprir um recolher obrigatório com monitorização eletrónica das 21h às 7h e não contactar testemunhas do caso.
Foi ainda obrigado a entregar o seu passaporte espanhol e a não ter contacto sem supervisão com menores de 18 anos. Leiva-Modahl foi entretanto suspenso pela federação de atletismo do Reino Unido.