A Argélia assegurou esta quinta-feira o apuramento para o Mundial2026, ao conquistar o Grupo G da fase de qualificação africana, garantindo assim a quinta presença da sua história em fases finais da competição.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Em Oran, onde o jogo decorreu devido à impossibilidade de ser disputado na Somália, a seleção argelina venceu por 3-0, com dois golos de Mohamed Amoura e um de Ryan Mahrez, confirmando um apuramento incontestável.
Com este resultado, a Argélia soma 22 pontos, quatro a mais do que o Uganda, segundo classificado, e sete de vantagem sobre Moçambique, que perdeu por 2-1 frente à Guiné-Conacri orientada pelo português Paulo Duarte. A liderança é já inalcançável, a uma jornada do fim da fase de apuramento.
Os Fennecs regressam assim a um Campeonato do Mundo 12 anos depois, tendo disputado pela última vez o torneio em 2014, no Brasil, onde chegaram aos oitavos de final e foram eliminados pela futura campeã Alemanha. Antes disso, marcaram presença nas edições de 1982, 1986 e 2010.
A Argélia torna-se o quarto país africano a garantir presença na edição de 2026, juntando-se a Egito, Marrocos e Tunísia, além dos Estados Unidos, Canadá e México, anfitriões do torneio, e de outras seleções já apuradas.
O Mundial2026 será o primeiro da história com 48 seleções e decorrerá entre 11 de junho e 19 de julho, em três países da América do Norte.