Dez anos depois da última visita, Portugal volta a visitar este sábado a Arménia, para aquele que é o primeiro jogo da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026.
A equipa das quinas não costuma ter facilidades cada vez que visita Yerevan, capital arménia, tendo somado apenas uma vitória nos três jogos aí disputados.
O primeiro embate deu-se em 1996, em jogo da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 1998, competição onde Portugal acabou por não estar.
Nessa partida, os comandados de Artur Jorge, e com nomes como Vítor Baía, Fernando Couto, Rui Costa e João Vieira Pinto, não foi além de um empate a zero.
Este resultado acabou por ter um peso determinante nas contas finais, já que Portugal terminou a fase de apuramento com 19 pontos, menos um que a Ucrânia, e três que a Alemanha.
Uma década volvida e Portugal voltou a Yerevan, agora para a fase de apuramento do Campeonato da Europa de 2008. Nesta partida, a equipa da casa adiantou-se no marcador por Arzumanyan, aos 12 minutos, mas Cristiano Ronaldo repôs a igualdade aos 37.
A última visita deu-se em 2015, na fase de qualificação para o Euro 2016, prova que Portugal acabaria por vencer em França. Desta feita, a seleção comandada por Fernando Santos acabou por sair com a vitória; contudo, tal não chegou sem sofrimento.
Pizzelli marcou para a Arménia logo aos 12 minutos, mas a partir daí, Cristiano Ronaldo resolveu pegar na partida e deu a volta ao marcador com golos aos 29, 55 e 58 minutos.
Até final, a equipa das quinas ainda sofreu mais um golo, Mkoyan, numa altura em que já jogava com dez, devido à expulsão de Tiago.