O Boavista FC corre o risco de ser desqualificado do quarto e último escalão da Associação de Futebol do Porto, após falhar o segundo jogo seguido na prova.
Os axadrezados não irão marcar presença, esta quarta-feira, para o duelo com o Ventura em Leça da Palmeira, jogo da ronda inaugural da Série 5, que estava marcado para às 20h00. Este jogo já tinha sido adiado no fim de semana de 13 e 14 de setembro.
Nessa sua participação na 4.ª divisão da Associação de Futebol do Porto, o Boavista FC adiou o jogo com o Águias de Gaia, da segunda jornada, para 30 de novembro, e falhou depois o duelo com o Panteras Negras FC, clube fundado em julho por adeptos contestatários da atual direção do Boavista. Ao Boavista foi averbado derrota na secretaria, algo que irá acontecer também com o jogo com o Ventura.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
O órgão disciplinar da Associação de Futebol do Porto vai agora averiguar se os dois jogos que o Boavista faltou constituem falta de comparência, algo que poderá dar direito a desqualificação.
Dizem os pontos três e dois dos artigos 58.º e 46.º do regulamento da da Associação de Futebol do Porto, que em caso de falta de comparência injustificada em dois jogos oficiais seguidos ou três interpolados, o clube infrator é desclassificado da prova em que está inserido e multado em 600 euros.
O Boavista FC ainda não fez qualquer jogo nesta época 2025/26.
Neste momento, há três clubes diferentes, gerados a partir do Boavista. Além do Boavista FC e do Panteras FC, que estão na 4.ª divisão da AF do Porto, existe ainda o Boavista SAD, clube que ocupa a 18.ª e última posição da divisão principal da AF Porto.
Impedido pela FIFA de inscrever jogadores, castigo que também afeta o Boavista FC que também não pode registar novos atletas, a Boavista SAD tem jogado com jovens dos sub-19, que atuam na 2.ª divisão do nacional de juniores.