Aston Villa pediu aos seus adeptos que vão ao Villa Park ver o jogo com o Maccabi Telavive, no dia 06 de novembro, para não exibirem “símbolos, mensagens ou bandeiras de natureza política” durante o encontro com os israelitas.
Num pequeno comunicado, o clube de Birmingham explica que se tal acontecer, irá expulsar imediatamente os tais adeptos e proibi-los de entrar no Villa Park.
“De acordo com o regulamento da UEFA, a exibição de símbolos, mensagens ou bandeiras de natureza política durante um jogo é estritamente proibida e resultará na expulsão imediata e na proibição de entrada no estádio”, salientou o clube inglês, em comunicado.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
A receção do Aston Villa aos israelitas do Maccabi Telavive, da 4.ª jornada da Liga Europa, está envolto em polémica, após a polícia britânica recomendar a não presença de adeptos clube de Israel nas bancadas.
A Polícia das West Midlands classificou o jogo como “de alto risco” tendo por base informações atuais e em incidentes anteriores, incluindo “confrontos violentos e crimes de ódio que ocorreram durante o jogo da Liga Europa de 2024 entre o Ajax e o Maccabi Telavive, em Amesterdão”.
A decisão foi de encontro às recomendações do Grupo Consultivo de Segurança de Birmingham (SAG), o organismo responsável pela emissão dos certificados de segurança para os jogos.
A decisão apanhou de surpresa o governo britânico. Desagradado com o que decidiu a Polícia das West Midlands, o governo liderado por Keir Starmer garantiu “faria tudo” para assegurar que “todos os adeptos israelitas” pudessem estar presentes.
Mas esta terça-feira, o Maccabi Telavive anunciou que não irá vender o seu lote de bilhetes aos seus adeptos. O clube israelita disse que “foi criada uma atmosfera tóxica que coloca em dúvida a segurança” dos seus adeptos, por isso decidiram “recusar qualquer lote de bilhetes destinado aos adeptos visitantes.”
A ofensiva israelita em Gaza, após o ataque terrorista do Hamas em território de Israel, no dia 07 de outubro de 2023, tem levado a várias manifestações pro-Palestina pelo mundo fora, principalmente em eventos desportos que envolvem equipas israelitas.
Em novembro de 2024, registaram-se confrontos em Amesterdão após um jogo entre o Ajax e o Maccabi Telavive, quando adeptos israelitas foram agredidos nas ruas da capital neerlandesa.
A Volta a Espanha de 2025 ficou marcada por várias manifestações contra a presença de uma equipa israelita – Israel-Premier Tech – na prova.