Portugal já tem garantidas três quotas nos Jogos Olímpicos de inverno Milão-Cortina 2026, mas ainda poderá levar mais atletas em outras modalidades.
Para já, estão garantidos uma vaga no Esqui de fundo masculino, uma no Esqui alpino masculino e outra no Esqui alpino feminino, mas os atletas de Patinagem de velocidade no gelo e de Bobsleigh, que vão estar em competição nas próximas semanas, podem ainda chegar aos Jogos Olímpicos de inverno, que se disputam entre o 6 e 22 de fevereiro de 2026.
De sexta-feira, 14 de novembro, e até domingo, Jéssica Rodrigues, Afonso Silva e Miguel Bravo vão estar nas Taças do Mundo de Patinagem de velocidade, estando a primeira agendada para Salt Lake City, nos Estados Unidos.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Na semana seguinte, 21 a 23, a Taça do Mundo de Patinagem de velocidade muda-se para Calgary, no Canadá. Os atletas portugueses farão depois mais duas provas na Europa, a primeira em Heerenveen, nos Países Baixos, entre 5 e 7 de dezembro, e a segunda em Hamar, na Noruega, de 12 a 14 de dezembro.
O Bobsleigh 2 da Equipa Portugal, com Raphael Ribeiro e Abdel Larrinaga, compete em Cortina d’Ampezzo, Itália, nos dias 22 e 23 de novembro, segue depois para Innsbruck, na Áustria (29 e 30 de novembro), Sigulda, na Letónia (20 e 21 de dezembro) e finaliza as provas em Winterberg, na Alemanha (3 e 4 de janeiro). O Bobsleigh 4 de Portugal compete entre 12 e 17 de janeiro em Innsbruck, na Áustria.
Falta também definir quem serão os atletas a ocupar as vagas no Esqui de fundo e Esqui alpino. Nos próximos meses, os atletas nacionais tentarão o melhor ‘ranking’ FIS que influenciará o processo de seleção.
De acordo com informações do Comité Olímpico de Portugal, José Cabeça, no Esqui de fundo, tem provas de sprint e 10 km marcadas para os dias 21 a 23 de novembro em Gallivare, na Suécia
Depois, em Boden, também na Suécia, entre 28 e 30, compete em sprint, 10 km e 15 km ‘mass start. Cabeça viaja a seguir para a Taça do Mundo de Trondheim, na Noruega, onde compete entre 5 e 7 de dezembro. Depois tem um fim de ano preenchido em Toblach, Itália, realizando provas entre os dias 28 de dezembro e 1 de janeiro. Finalmente, nos dias 3 e 4, compete em Val di Fiemme, Itália.
Vanina Guerrilot, Ariana Haben Ribeiro, Emeric Guerrilot e Manuel Ramos são os atletas que competem pelas vagas de Esqui Alpino.
Vanina Guerillot tem provas agendadas para os dias 29 e 30 de novembro, em Bonneval-sur-Arc, França; dias 10 e 11 de dezembro, em La Plagne, França; 17 e 18 de janeiro, em Les Ménuires, França; 19 e 20 de janeiro; e 28 e 29 de janeiro, em Le Grand-Bornand, França.
Manuel Ramos vai para Wanlong, na China, entre 6 e 14 de dezembro; 20 e 21, em Baqueira-Beret, Espanha; e 22 e 23, em Espot, Espanha.
Eacreve ainda o Comité Olímpico de Portugal que Emeric Guerillot e Ariana Haben Ribeiro estarão num campo de treino da Federação Internacional de Ski (FIS), na Áustria, entre os dias 23 de novembro e 13 de dezembro, começando depois uma série de provas. Emeric Guerillot compete a 20 e 21 de dezembro, em Kaltenbach (Áustria), e em Mayrhofen/Hippach (Áustria), entre os dias 16 e 19; e em Soldeu, Andorra de 27 a 30. Em janeiro, planeia participar em provas realizadas em Bardonecchia, Itália, dias 3 e 4; em Pila, Itália, a 10 e 11; Font Romeu, França, entre 15 e 18; em Soldeu, Andorra, de 21 a 23; e Garmisch-Partenkirchen, Alemanha, de 29 a 31.
Ariana Haben Ribeiro competirá em Sestriere, Itália, entre 17 e 21 de dezembro, e em Andorra, a 29 e 30. Terá ainda mais provas previstas para o mês de janeiro: Pila, Itália, 10 e 11; a Taça de Portugal, em Kronplatz, Itália, a 16 e 17; e a finalizar, entre 18 e 23, provas em Pozza di Fassa, Itália,























