A Costa do Marfim tinha tudo para se tornar na 21.ª seleção apurada para o Mundial 2026, mas Pierre-Emerick Aubameyang roubou-lhes o bilhete… para já. O atacante esteve imparável na vitória do Gabão sobre a Gâmbia por 4-3, na 9.ª e penúltima ronda do Grupo F do apuramento africano.
O avançado que regressou ao Marselha esta época marcou aos 20, 42, 62 e 78 minutos, para anular os três tentos dos gambianos. No entanto, viu dois amarelos na parte final do jogo (86 e 90+6) e consequente vermelho, pelo que não irá ajudar os Panteras no derradeiro encontro, em casa diante do Burundi, no dia 14 de outubro.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
A Costa do Marfim era um dos grandes interessados no que se passava no Complexo Desportivo Internacional de Kasarani, em Nairóbi, Quénia, casa emprestada da Gâmbia. Os golos de Minteh e Sidibeh (2), animaram os Elefantes, que não tiveram dificuldades em despachar as Seicheles com um 7-0.
Mas a vitória do Gabão adia tudo para a última jornada. A Costa do Marfim terá de vencer o Quénia, 3.ª com 12 pontos, para se apurar diretamente para o Mundial. O Gabão tem de ganhar ao Burundi e esperar por um deslize dos Elefantes.
A verdade é que a Costa do Marfim pode acabar sem qualquer golo sofrido (se empatar a zeros com o Quénia e o Gabão ganhar o seu jogo) e nem sequer ir ao Mundial, apesar dos 22 que leva marado em nove partidas já realizadas.
Lidera a Costa do Marfim com 23 pontos, mais um que o Gabão, seleção que confirmou o 2.º posto e consequente play-off, mas que ainda poderá terminar no 1.º posto.