Foi uma noite histórica para dois jogadores ingleses, a de terça-feira, na Liga dos Campeões, fixando novos recordes.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Em Anfield, o Real Madrid não foi feliz, acabando derrotado por 1-0, mas Jude Bellingham foi titular frente ao Liverpool e alcançou um marco histórico: tornou-se no mais jovem jogador de sempre a fazer 50 jogos na liga milionária.
Com 22 anos e quatro meses de idade, o centrocampista internacional inglês ultrapassou, curiosamente, um antigo jogador do Real Madrid: Iker Casillas, guardião que mais tarde passou pelo FC Porto, era o detentor do recorde, tendo feito o seu 50.º jogo na Champions com 22 anos, cinco meses e dois dias. A fechar o pódio está, agora, Cesc Fàbregas, que tinha 22 anos e dez meses quando fez o seu jogo 50 na Liga dos Campeões.
Outros dois jogadores que integram o plantel do Real Madrid – Kylian Mbappé (22 anos e 11 meses) e Rodrygo (23 anos e três meses) – fecham o top-5.
Bellingham, recorde-se, está na sua terceira temporada em Madrid, depois de ter representado Dortmund e Birmingham City. Em 25/26 Bellingham leva três golos e uma assistência pelos merengues.
Max Dowman…15 anos e já joga na Champions
Mas Bellingham não foi o único médio inglês a fazer história na noite de terça-feira: horas antes, Max Dowman, do Arsenal, já se tinha tornado no primeiro jogador de 15 anos a jogar na Liga dos Campeões ao saltar do banco no triunfo por 3-0 dos gunners sobre o Slavia Praha na fase de liga, entrando para o lugar de Leandro Trossard a 17 minutos dos 90.
Ainda a dois meses de cumprir o seu 16º aniversário, Dowman é assim, agora, o jogador mais novo de sempre participar num jogo da Champions, relegando Youssoufa Moukoko e Lamine Yamal para segundo e terceiro, respectivamente.
Youssoufa Moukoko tinha 16 anos e 18 dias quando, a 8 de dezembro de 2020, entrou em campo pelo Dortmund num empate 0-0 no terreno do Zenit. Já Lamine Yamal tinha 16 anos e 68 dias quando, a 19 de Setembro de 2023, substituiu João Félix aos 68 minutos num triunfo por 5-0 sobre o Antuérpia.
Céléstine Babayaro (16 anos e 86 dias), num duelo entre Steaua 1-1 Anderlecht, a 23 de Novembro de 1994 e Rayan Cherki (16 anos e 102 dias), numa derrota por 2-0 do Lyon frente ao Zenit, completam o Top-5.
O mais jovem de sempre a marcar na Liga dos Campeões, esse, continua a ser Ansu Fati, que tinha 17 anos e 40 dias quando faturou pelo Barça num triunfo por 2-1 sobre o Inter a 10 de dezembro de 2019.























