O Benfica conquistou a Elite Cup feminina de hóquei em patins pela quarta vez seguida, ao vencer na final a Sanjoanense por 2-1, em jogo realizado no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
Catarina Costa colocou a Sanjoanense na frente do marcador, aos 16 minutos. O Benfica empatou aos 24 minutos, por Raquel Santos, a passe de Sara Roces,
No segundo tempo, Raquel Santos bisou aos 46, na conversão de uma grande penalidade.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
A três segundos do apito final, Maria Vieira, guarda-redes do Benfica, defendeu uma grande penalidade marcado por Catarina Costa, segurando o triunfo da equipa treinada por Paulo Almeida,
O Benfica venceu as anteriores edições deste troféu: diante do CACO (6-1), em 2022/23, do Turquel (5-2), em 2023/24, da Sanjoanense (5-3), em 2024/25.
No final do jogo, Paulo Almeida, treinador do Benfica, falou em justiça na avaliação do jogo.
“A vitória é mais do que justa para a minha equipa. Acho que a Sanjoanense limitou-se a defender, a jogar nas transições e no erro do Benfica. O caudal ofensivo de todo o jogo foi do Benfica, o resultado não o espelha, mas de qualquer forma queríamos ganhar o troféu. É mais um título para o Benfica, é mais um título para o Museu Cosme Damião. Este é o ADN do Benfica: ganhar. É o arranque que esperávamos. Em qualquer competição onde o Benfica entra é sempre para ganhar, corremos sempre pelos títulos. Este não fugiu à regra, no próximo fim de semana temos a Supertaça com a Sanjoanense neste mesmo palco. Vamos trabalhar bem durante a semana”, disse o técnico do Benfica.
Já Marlene Sousa, capitã e avançada do Benfica, destacou a importância do triunfo após uma pré-época “muito atípica”.
“Foi um jogo muito difícil, temos noção de que a nossa pré-época foi muito atípica, porque a maioria das nossas jogadoras estava em representação das seleções nacionais, ou seja, não tivemos muito tempo para preparar esta primeira competição oficial da época. Num clube tão grande como o Benfica, que ganha há tantos anos, o objetivo era ganhar esta competição, e assim foi. Apesar de todas as dificuldades – e ainda bem que as tivemos, significa que o hóquei feminino está num bom caminho –, conseguimos o objetivo, que era vencer. Queremos vencer todas as competições, e é importante começar a ganhar. [Novas jogadoras] Já tinham ideia da grandeza do Benfica, e tentamos incutir-lhes a mística do nosso grande Clube em todos os treinos”, comentou a jogadora.