O FC Porto foi a Alverca vencer por 3-0 e somar a 14.ª vitória em 15 jornadas na I Liga 25/26, garantindo assim que chega ao Natal com uma vantagem folgada sobre os rivais de Lisboa no topo da classificação.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Num jogo controlado pelos dragões, mas onde as oportunidades de golo não abundaram, Borja Sainz abriu o ativo aos 29 minutos, Diogo Costa brilhou para segurar essa vantagem preciosa antes do intervalo e no segundo tempo. No segundo tempo, Alan Varela – na recarga a um remate de Borja Sainz – dilatou para 2-0 e, em grande, Borja Sainz bisou e fechou a contagem com um golo fantástico.
Poucas oportunidades, um golo
O FC Porto entrou melhor e Rodrigo Mora, que manteve a titularidade, deu o primeiro sinal de perigo logo aos três minutos. Froholdt tocou para o jovem médio do FC Porto, que solto de marcação rematou ligeiramente ao lado.
Mas, depois desse lance, passaram-se largos minutos sem que os dragões, apesar de instalados no meio-campo do Alverca, conseguissem criar perigo. Até que, aos 26 minutos, os azuis e brancos viram um golo anulado. Cruzamento fantástico à direita por Alberto Costa e Borja Sainz a desviar ao segundo poste, mas em fora de jogo.
Foi, contudo, um aviso para o que aí vinha. Volvidos apenas três minutos, aos 29, os dragões – e Borja Sainz – marcaram mesmo. Samu recebeu em profundidade na direita, tocou para Mora à entrada da área e este picou a bola de forma deliciosa para Sainz cabecear para o fundo das redes ao segundo poste.
Reação ribatejana esbarra em Diogo Costa
Até aí praticamente inoperante em termos ofensivos, o Alverca até reagiu bem ao golo e, até ao intervalo, começou a surgir mais vezes junto da grande área do FC Porto.
Numa dessas jogadas, aos 38 minutos, o empate esteve à vista, mas não surgiu porque Diogo Costa não deixou…por duas vezes. Lincoln arrancou pela esquerda e tocou para Marezi ao segundo poste. O golo parecia certo, mas o guardião internacional português, de forma espetacular, travou o cabeceamento. O lance prosseguiu, Touaizi encheu o pé na direita, com um remate cruzado, mas Diogo Costa voltou a brilhar e defendeu para canto.
Varela e Borja Sainz (com um golaço) selam mais três pontos
Se o Alverca até ameaçou o empate a fechar o primeiro tempo, o FC Porto abriu a segunda parte a ameaçar o segundo golo, por Samu. E, talvez avisados pelas oportunidades do adversário nos derradeiros minutos da etapa inicial, os dragões não ofereceram muito mais ocasiões à equipa da casa, acabando mesmo por dilatar a vantagem aos 57 minutos.
Boa jogada coletiva dos pupilos de Farioli, com Samu a segurar para Mora, que tocou para Pepê e este rematou rasteiro para defesa incompleta de André Gomes. Alan Varela estava no sítio certo para a recarga e com um ligeiro toque fez a bola ultrapassar a linha de golo, fazendo o 0-2.
O domínio do FC Porto prosseguiu, William Gomes, com um remate prensado, acertou na barra e, logo depois, aos 67 minutos, Borja Sainz, com um remate fantástico, em arco, de pé direito, da esquina da área, sem sequer dominar o esférico, fechou a contagem em 0-3, bisando na partida.
Tudo decidido a partir daí. O Alverca ainda voltou a ameaçar marcar aquele que seria já, por essa altura, um mero tento de honra, mas uma vez mais Diogo Costa disse não, com nova bela defesa.
O FC Porto chega, desta forma, aos 43 pontos (em 45 possíveis) ao fim de 15 jornadas, somando para já mais 8 pontos do que o mais direto perseguidor, o bicampeão Sporting, que só joga terça-feira, em Guimarães. Quanto ao Alverca, é uma das três equipas que partilham o 9.º lugar, com 17 pontos.























