O Benfica vai regressar ao Estádio da Luz para defrontar o Gil Vicente na sétima jornada da I Liga. A partida está agendada para as 20h15 deste sábado. José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de antevisão e garantiu que a equipa encarnada está preparada e que está bem. Para além disso, o treinador comentou o sorteio da Taça de Portugal, bem como os rumores de um interesse das águias em Benzema.
O técnico abordou algumas questões táticas como a substituição de Enzo Barrenechea, bem como a ida de Prestianni ao Mundial sub-20 e a queixa na AFAP. José Mourinho foi ainda questionado sobre alguns jogadores em subrendimento as críticas que têm sido feitas a Richard Ríos. O técnico concordou com as declarações de Villas-Boas sobre a próxima receção no Dragão.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Leia as declarações completas
Jogo contra Gil Vicente e sorteio da Taça de Portugal: “É bom para os benfiquistas transmontanos terem-nos lá. Mas para nós é complicado, por causa da Champions, mas é a festa da Taça, ainda para mais em Chaves, que este ano não tem futebol de 1.ª Liga. A equipa está bem, preparada para amanhã. Podia enunciar coisas negativas, coisas negativas, pouco tempo de treino, deceção do último resultado… Mas a equipa está bem, agarramo-nos às coisas boas que já fizemos, debatemos as más que fizemos e amanhã pode ser um bom dia para nós.”
Lukebakio no lugar de Enzo: “O Lukebakio não tem gasolina para 90 km, se for híbrido pode ir um bocadinho mais. Temos de analisar bem. Ao nível da fadiga hoje é o pior, amanhã podem aparecer melhores condições. Amanhã tomamos essa decisão, mas não tem gasolina para correr 90 km.”
Quer jogador com mais presença na área: “Não penso no mercado de janeiro. O Benfica tem um bom plantel, os três atacantes são bons. Quando se joga contra uma muralha defensiva como contra o Rio Ave e eles estiveram sempre praticamente dentro da área às vezes não consegues entrar em combinação. É um tipo de jogadores que não temos, mas o meu trabalho não é pedir, é trabalhar ao máximo o que temos e ajudar os jogadores a melhorarem.”
Mais altruísta: “Nem comecei as coisas aqui, mas é verdade, sinto-me mais e mais focado nos outros. Nos adeptos, direção, jogadores, eles são os outros. É um bom sentimento.”
Queixa da AFAP: “Trata-me por mister, não precisa de ser por senhor. Sinto-me mais velho (risos). Tenho de me adaptar, tem sido uma característica minha tentar adaptar-me onde trabalho. A liga portuguesa é nova para mim. A ofensa pessoal, pôr em causa a dignidade das pessoas, sei que não o posso fazer e não o fiz. Se não posso criticar o trabalho de um árbitro da forma que milhões de pessoas criticam o meu trabalho, não creio que seja democrático. Honestamente não sinto ter dito nada de mal, disse que o árbitro não teve influência no resultado no jogo, disse que é o futebol dos dias de hoje. Mas se é assim, se quiserem dizer que é proibido falar dos árbitros, isso torna o nosso trabalho mais fácil.”
Jogadores em subrendimento e críticas a Richard Ríos: “Vejo razões para o ajudar muito, tentar tirar o melhor dele, não lhe pedir coisas nas quais ele tem dificuldade. Vejo razões para o proteger ao máximo e que mostre o que de melhor tem e que esconda o que de menos bom tem. A parte do treino que fizemos hoje com ele foi tentar pedir-lhe coisas nas quais ele se sinta confortável e as pessoas possam ver o bom jogador que ele é. O jogador quando entra em campo entra com um autocolante nas costas com os milhões que pagou pela transferência, mas não vou criar mais pressão. Vou criar situações para ele jogar melhor e para que os níveis de confiança subam. O Ríos joga de certeza amanhã.”
Declarações de Villas-Boas sobre receção no Dragão: “Totalmente de acordo com o presidente André, acho que tem de ser assim. Se for recebido com respeito, educação, sem amor e sem carinho. FC Porto é um clube competitivo e as declarações do presidente Villas-Boas são corretas. Ingratidão? De todo. Eles fazem parte da minha história, ganhámos uma Champions, fizemos história juntos, sou amigo do presidente do FC Porto, mas eles querem ganhar e nós também.”
Melhor arbitragem em Portugal ou Turquia: Arbitragens? Antes do jogo não falo de árbitros. Não tenho a intenção e hostilizar, de criar um ambiente negativo. Depois, sinto-me. às vezes no direito de elogiar, se me disserem que não se pode falar disso, não falo. Mas comparar Turquia e Portugal, isso não aqui. O que quero é dizer amanhã que o árbitro fez um grande trabalho.”
Quando Benfica terá cunho de Mourinho: “É difícil afinar porque quanto mais jogamos, mais fadiga há, menos trabalho de campo… Analisar ajuda, como disse aos jogadores, vamos tentar não cometer os mesmos erros que cometemos. Analisando ao detalhe esperamos obviamente que erros que cometemos não voltemos a cometer. Honestamente não sei quando haverá o meu cunho. Temos o jogo com o Chelsea, depois a seleção… Vamos fazer umas peladas com oito, mas são seis treinadores e dois jogadores. Vai ser o Aursnes e um gajo qualquer… Depois eles chegam, uns na terça, outros na quarta ou na quinta… O diretor Mário Branco acertou no jogo da Taça, não ajuda nada, depois vamos ao Newcastle. Apanhar uma equipa nesta altura não é fácil para um treinador, por isso não sei. Se calhar amanhã vai ser mais parecido com o que eu gosto. Sobre o Gil Vicente, parabéns ao César, que é um dos meus muitos jogadores que virou treinador, tem uma boa equipa. A última vez que estive com ele foi na final da Champions e será um prazer estar com ele. Precisamos de ganhar.”























