Kawhi Leonard é um nome consagrado na NBA e amplamente reconhecido. Contudo, desta feita o jogador dos Los Angeles Clippers tornou-se notícia e não pelas melhores razões.
O ala terá celebrado um contrato ilegal com o multimilionário Steve Ballmer, antigo diretor executivo da Microsoft e o principal acionista dos Clippers, de forma a conseguir contornar os tetos salariais que são prática na NBA.
Segundo o jornalista Pablo Torre, A formação de Los Angeles terá pago cerca de 24 milhões a Kawhi Leonard por contratos de publicidade e promoção por intermédio da empresa Aspiration.
Porém, o jogador nunca terá participado em qualquer evento promocional dessa marca, ou seja, não haveria direito ao pagamento desses serviços.
Através de um comunicado, veiculado pelo jornalista da ESPN, Shams Charania, os Clippers negam ter cometido qualquer ilegalidade. “Não há nada de incomum ou impróprio em patrocinadores de equipas assinarem acordos com jogadores da mesma equipa. Nem Steve [Ballmer] nem a organização dos Clippers tiveram qualquer supervisão sobre o contrato independente de Kawhi com a Aspiration. Dizer o contrário é completamente errado”, esclareceu o clube.
Leonard recebe cerca de 43 milhões de euros por temporada nos Clippers com os quais tem vínculo por mais duas épocas.