A ginasta portuguesa Diana Gago conquistou este domingo a medalha de ouro na prova de duplo mini-trampolim dos Jogos Mundiais, em Chengdu, China, tornando-se bicampeã desta edição para Portugal.
Depois de liderar a qualificação com 52.400 pontos e de superar nas meias-finais a canadiana Gabriela Flynn (27.600 contra 27.000), Diana venceu a final com 26.200 pontos, beneficiando de um erro da norte-americana Grace Harder, que terminou sem pontuar. “Este era um objetivo que eu já tinha há muito tempo. Queria chegar à medalha e o ouro foi a cereja no topo do bolo”, afirmou a atleta.
O dia de Portugal em Chengdu ficou ainda marcado pelo bronze de José Ramalho na prova longa de maratona em canoagem (01:36.25,10 horas), somando à medalha obtida no sábado na prova curta.
Com estes resultados, Portugal eleva para sete o total de pódios nos Jogos Mundiais: dois ouros (Diana Gago e Gabriel Albuquerque/Lucas Santos, em trampolim sincronizado), uma prata (Lara Fernandes/Guilherme Henriques, ginástica acrobática) e quatro bronzes (dois de José Ramalho, um de Beatriz Carneiro/Inês Faria e outro de Miguel Lopes/Gonçalo Parreira, todos em ginástica acrobática).
Os Jogos Mundiais, que decorrem até 17 de agosto, reúnem modalidades não olímpicas reconhecidas pelo Comité Olímpico Internacional.