Disputam-se esta terça e quarta-feira as meias-finais do Campeonato da Europa feminino, que decorre na Suíça. Inglaterra e Espanha, campeão europeu e mundial, respetivamente, chegam com a maior dose de favoritismo, diante de uma Alemanha em busca da reconquista, e de uma Itália à procura de continuar a surpreender.
Luta até ao fim
Esta terça-feira, as inglesas defrontam em Genebra as italianas. O percurso da Inglaterra na fase de grupos iniciou-se conforme o esperado, com goleadas de 6-1 e 4-0 a País de Gales e Países Baixos, respetivamente.
Com a França a ser a outra grande favorita no grupo D, as posições ficaram decididas no embate entre as duas seleções, com as gaulesas a levarem a melhor, vencendo porn 2-1, terminando assim em primeiro lugar do grupo.
Este cenário obrigou as campeãs europeias a enfrentarem a Suécia, que havia vencido o grupo C com três vitórias. As escandinavas até impuseram o seu domínio durante grande parte do jogo, abrindo uma vantagem de dois golos; contudo as ‘leoas’ souberam reagir e empataram no espaço de dois minutos, levando a decisão para as grandes penalidades. Aí, e após uma longa série, a Inglaterra acabou por ser mais feliz e levar a vitória.
Já a Itália manteve o pragmatismo que tão bem a caracteriza. No grupo B, as transalpinas começaram por vencer a Bélgica por 1-0, registando posteriormente um empate a um golo diante de Portugal. No último jogo, e mesmo com a derrota diante da Espanha, as transalpinas asseguraram a qualificação no segundo lugar.
Nos quartos de final surgiu a grande surpresa deste europeu. Contra todas as expetativas, as italianas venceram a favorita Noruega por 1-2, garantindo o triunfo mesmo em cima do minuto 90.
Apesar de serem campeãs da Europa, o histórico de confrontos com a Itália não é favorável ás inglesas. Com efeito, as transalpinas somam 15 triunfos em 32 jogos, contra 11 das britânicas.
Domínio presente vs domínio passado
Para quarta-feira, em Zurique, está reservado o embate entre Alemanha e Espanha, naquela que é uma repetição das meias-finais do último europeu masculino.
Como seria de esperar, e depois de conquistar o título mundial, a Espanha passeou classe na fase de grupos, alcançado três vitórias claras em outros tantos jogos. As espanholas terminaram a primeira fase com o melhor ataque (14 golos marcados) e uma das melhores defesas (3 golos sofridos).
O domínio espanhol continuou nos quartos de final, com uma vitória segura sobre a anfitriã Suíça por 2-0.
O último obstáculo de ‘La Roja’ para chegar à final é a Alemanha, seleção que eliminou as espanholas nos quartos de final do último europeu.
As alemãs tiveram um bom início de europeu, vencendo a Polónia e a Dinamarca, isto antes da derrota com a Suécia que atirou as germânicas para o segundo lugar do grupo A.
Nos quartos de final, a Alemanha conseguiu ultrapassar a favorita França, apenas no desempate por grandes penalidades, para chegar às meias-finais.
Com oito títulos europeus já conquistados em 13 edições oficiais, a Alemanha é a seleção dominante no histórico dos europeus e procurará regressar à final da competição e reconquistar o cetro.