O FC Porto saiu vitorioso frente ao Nice por 3-0, na quinta jornada da Liga Europa. No rescaldo à partida, Eustáquio não escondeu a felicidade por ter cumprido o 150.º jogo pelo FC Porto. O médio deixou uma mensagem de parabéns à seleção portuguesa sub-17. O jogador comentou a adaptação ao bloco baixo e a estratégia dos dragões para conter o Nice. Por fim, Eustáquio também admitiu a vontade de terminar nos oito primeiros.
Também Alberto Costa, que regressou à titularidade, fez questão de parabenizar o título mundial da seleção portuguesa sub-17 antes de analisar o triunfo azul e branco.
De seguida, o lateral direito enalteceu a preparação do FC Porto frente aos franceses, o que considera ter sido importante para o domínio do jogo. Para além disso, falou sobre a presença de Pablo Rosario no eixo defensivo, bem como do futuro da equipa portista na prova europeia.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Declarações de Eustáquio
150 jogos pelo FC Porto: “Primeiro, queria dar os parabéns aos sub-17 por serem campeões do Mundo, em especial aos nossos cinco dragões. Estamos desejosos por os receber no Olival. Sobre mim, trabalho muito, e é um feito de que me orgulho muito. 150 jogos por um clube tão grande como o FC Porto é motivo de honra, orgulho, estou muito feliz.””
Análise: “Sabíamos que era uma equipa competente, mas estamos numa fase muito boa. Estávamos preparados para o jogo homem a homem e o Nice supreendeu-nos com um bloco mais compacto. Conseguimos desbloquear o jogo muito cedo, entrámos logo a ganhar. Fizemos o segundo e, a partir daí, acaba por ser uma via aberta para terminar da melhor forma.”
Bloco mais baixo: “Temos uma equipa técnica muito competente e jogadores muito inteligentes que se sabem adaptar. Já tivemos dificuldades em blocos baixo e homem a homem, como no Braga, mas adaptámo-nos sempre. Gostávamos que todos os jogos fossem fáceis para a Liga portuguesa, mas temos grandes jogadores. Na Liga Europa é ainda mais difícil, porque encontrámos coisas diferentes. Parabéns à equipa.”
Chegar ao top 8: “o nosso objetivo é terminar nos primeiros oito. Penso que o último jogo seja em janeiro, ainda falta. Mas estamos sempre focados na vitória e em terminar nos oito primeiros. Mas se as coisas se complicarem, cá estaremos.”
Ter menos jogos por estar no top 8: “Sim, porque vamos jogar quase sempre de 2 em 2 dias e ia fazer-nos bem descansar nesses jogos, especialmente aos jogadores que estão a jogar mais minutos. Assim, conseguiríamos equilibrar a parte física no campeonato.”
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Declarações de Alberto Costa
Portugal campeão mundial sub-17: “Queria dar os parabéns aos nossos cinco colegas que foram campeões do mundo, no futuro vão ser uma grande ajuda para a equipa principal. Muitos parabés a eles.”
Jogo exigente para conter ataque do Nice: “Já sabíamos que era uma equipa forte nas transições e íamos estar muito atentos aos equilíbrios, se calhar em um ou outro lance podíamos ter feito melhor, mas no geral defendemos bem.”
Importância do recado de Farioli sobre o Nice: “A mensagem do mister foi bem recebida, bem como do Pablo que conhecia bem esta equipa. Alertou-nos e estivemos bem alerta e conseguimos bem anular.”
Pablo Rosario como adjunto: “Sim, e um jogador a mais no campo. Esteve impecável, na forma de falar com a equipa, incrível. Por aquilo que se viu neste jogo, é um jogador com características de líder.”
Conforto no sistema tático, mesmo com troca de jogadores: “Todos estamos preparados para jogar uns com os outros, nos treinos nos preparamos para isso.”
FC Porto com 10 pontos: “É um grande passo para o primeiro objetivo, faltam ainda três jogos. É entrar com a mesma atitude e ganhar os jogos qe faltam.”
Objetivo de estar no Mundial e ser convocado pela seleção: Vou fazer tudo para estar entre os escolhidos, mas o mais importante é fazer as coisas bem aqui e ganhar todos os jogos no FC Porto, depois isso será um acréscimo.”























