Um golo de Victor Froholdt bastou para o FC Porto vencer o Famalicão, esta noite, na 11.ª jornada da I Liga de futebol. Os Dragões mantém a invencibilidade na prova que lideram com 31 pontos, mais três que o Sporting.
O Famalicão mantém o 5.º posto, com 19 pontos, mas pode cair para o 6.º lugar, se o Moreirense vencer o seu jogo.
FOTOS: O Famalicão-FC Porto em imagens
Primeiro tempo pintado de…. rosa
O domínio azul e branco no primeiro tempo traduziu-se num golo e outros tantos desperdiçados.
Com jogos de três em três dias, Farioli teve necessidade de mexer na equipa. O italiano apostou no onze que venceu na ronda anterior o SC Braga, depois das muitas mudanças operadas diante do Utrecht, na Liga Europa. Borja e Gabri Veiga, que revolucionaram o jogo nos Países Baixos, voltavam ao banco, Rodrigo Mora e William mantiveram-se no onze.
Foi um primeiro tempo em que, ofensivamente, o Famalicão só apareceu à meia-hora. Um remate do jovem marroquino Zabiri, recém-coroado campeão do Mundo de sub-20, ao poste. A bola voltou para o campo, bateu em Diogo Costa e saiu para a linha de fundo.
Era a resposta aos muitos lances de perigo criados pelos azuis e brancos, hoje vestidos de rosa. O primeiro, logo aos quatro minutos, num remate de Samu, na área, contra o corpo do guarda-redes Carevic.
Rodrigo Mora tentou um daqueles golos caraterísticos, mas o seu remate em arco, saiu ao lado, aos 10. Aos 18, é Francisco Moura, lançado na esquerda, a disparar cruzado, sem que ninguém desviasse.
Farioli via a equipa a dominar, a desperdiçar, mas ganhava mais problemas quando, aos 20 minutos, teve de trocar Bednarek por Pablo Rosario. O central polaco saiu com queixas, o médio dominicano foi fazer dupla de centrais com Kiwior.
Determinado em voltar aos golos, Samu continuava com a mira desafinada, como mostrou aos 29, num remate de pé esquerdo, por cima da barra, na área, ou como fez aos 33, a dar seguimento a um centro de Rodrigo Mora. Valeu Carevic, bem posicionado, a sacudir a bola.
O tão procurado golo do FC Porto apareceu aos 36 minutos, em nova incursão pela esquerda. Francisco Moura centrou atrasado para Froholdt, no coração da área, a rematar enrolado para o fundo das redes.
O 2-0 esteve, por duas vezes, nos pés de William Gomes, um dos mais rematadores do primeiro tempo, mas o brasileiro era mais um com pontaria desafinada: no primeiro, isolado por Pepê, perdeu tempo na decisão e depois rematou de pé direito, contra um defensor, aos 42. Aos 45+1, o passe de Rodrigo Mora a isolar o extremo foi desperdiçado com uma receção deficiente que deixou a bola à mercê de Carevic. O guardião dos famalicenses defendeu e sofreu falta.
Famalicão cresce, Farioli lança dupla espanhola
Com o Famalicão a tomar conta do jogo após o intervalo, Francesco Farioli lançou Gabri Veiga e Borja Sainz nos lugares de Rodrigo Mora e William. O FC Porto voltou a crescer no jogo, a criar mas, incrivelmente, a falhar, como Samu, aos 67 minutos. Neste caso, nem foi culpa do espanhol. Livre estudado, com Gabri Veiga a meter um passe rasteiro para Samu dominar e picar por cima de Carevic. Quando o avançado ia festejar, apareceu Pedro Bondo a dar tudo para cortar em cima da linha e afastar a bola. Que corte do lateral angolano!
Hugo Oliveira respondeu com Rafa Soares no lugar do amarelado Gil Dias, e ainda Elisor e Joujou, nos postos de Zabiri e Pedro Bondo, que se lesionou a evitar o golo de Samu.
Os da casa estiveram perto de empatar, aos 75 minutos, mas Elisor, isolado perante Diogo Costa, acabou estorvado por Alberto Costa e não conseguiu marcar.
Do lado portista, mais duas oportunidades desperdiçadas, aos 78 e 79 minutos. No primeiro, Alberto Costa viu o seu remate cruzado travado por Carevic; no segundo, Borja Sainz recebeu um passe de Gabri Veiga, mas o seu tiro de pé esquerdo foi bloqueado, numa altura em que Deniz Gul e Martim Fernandes tinham rendido Samu e Alberto Costa.
Décima vitória em 11 jogos do FC Porto na Liga, e liderança com 31 pontos, mais três que o Sporting. O Famalicão mantem 5.º lugar, com 19 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Moreirense.























