O FC Porto venceu este sábado o Celoricense por 0-4, em jogo relativo à 3ª eliminatória da Taça de Portugal, realizado em Barcelos.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Jan Bednarek inaugurou o marcador aos 9 minutos, e Samu saiu do banco na segunda parte para assinar um ‘hat-trick’ entre os 62 e os 72 minutos.
O Celoricense deu uma boa réplica, mostrando-se compacta a defender e procurando o ataque sempre que possível. Na próxima eliminatória, o FC Porto irá defrontar o vencedor do jogo entre Sintrense e Rio Ave.
Marcar e controlar
Conforme avisou Farioli, e apesar de ter pela frente um adversário de uma divisão inferior, o técnico italiano não mexeu quase nada no onze inicial. Apenas Cláudio Ramos e Deniz Gul foram as novidades, ocupando os lugares de Diogo Costa e Samu.
Sem surpresas, a partida arrancou com os dragões a empurrarem o adversário para junto da sua área, com os minhotos a limitarem-se a afastar os lances de perigo como podiam.
Contudo, o Celoricense nada pode fazer para travar o primeiro golo dos portistas. Aos 9 minutos, um canto na esquerda encontra Bednarek na área, com o polaco a marcar de cabeça o seu primeiro golo oficial pelos azuis e brancos.
Apesar do golo, a partida não mudou; o FC Porto continuava por cima e a jogar mormente no seu meio-campo ofensivo, perante um Celoricense muito recuado, procurando sair em velocidade através dos seus avançados.
Numa dessas saídas, os minhotos conseguiram ensaiar o seu primeiro remate à baliza de Cláudio Ramos, através de Rentería, aos 35 minutos.
O remate foi resultado de um avançar do bloco da formação minhota, que agora não se remetia apenas ao seu último terço, procurando sair a jogar desde o seu meio-campo e explorar o espaço nas costas da defesa portista.
Uno, dos, tres, Samu marca outra vez
Para a segunda parte as duas equipas mexeram, mas o jogo nem por isso. O FC Porto continuou por cima e ameaçou o segundo por duas vezes consecutivas; primeiro foi Francisco Moura a obrigar Gonçalo Luís a uma boa defesa e na sequência do canto Bednarek cabeceou à trave.
Apesar da boa entrada, Farioli queria confirmar a vitória o mais cedo possível; para tal, o italiano fez entrar William Gomes, Rodrigo Mora e Samu para os lugares de Borja Sainz, Gabri Veiga e Deniz Gul.
As substituições acabaram por ter um efeito quase imediato. Dois minutos após ter entrado, Samu recebeu de Prpic à entrada da área, rodou e rematou forte para o segundo dos dragões.
O golo acabou por deitar por terra as ambições da equipa do Campeonato de Portugal que, com o avançar do relógio, foi mostrando debilidades físicas e permitindo mais espaço para os portistas, que aproveitaram para disparar no marcador.
Aos 71 Bednarek desviou um pontapé de canto e Samu surgiu a encostar para o 0-3, e dois minutos depois o espanhol assinou o ‘hat-trick’ após cruzamento rasteiro de William Gomes.
Com o jogo totalmente resolvido, os dragões foram controlando a seu belo prazer até ao apito final, confirmando assim um apuramento tranquilo para a próxima eliminatória.