O FC Porto conquistou os três pontos em Moreira de Cónegos, após uma vitória sofrida frente ao Moreirense por 2-1, no jogo da nona jornada da I Liga. Alan colocou a equipa da casa em vantagem no marcador aos 18 minutos, mas os dragões empataram durante o período de descontos do 1.º tempo. Na segunda parte, o FC Porto teve muitas oportunidades fruto de uma postura muito mais intensa e agressiva e foi recompensado com uma reviravolta aos 89 minutos, graças a um golo de Deniz Gul.
Com este resultado, o FC Porto reforça a liderança da tabela classificativa com 25 pontos em nove jornadas, mais três do que o Sporting que é segundo. Já o Moreirense, permanece com 15 pontos na sexta posição.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Cónegos surpreendem e dificultam vida aos dragões
O FC Porto entrou na partida a tomar conta da bola, mas sem encontrar muitos espaços na defesa da casa para penetrar na área. Depois de um remate sem perigo de Froholdt e de um cabeceamento fraco, foi o Moreirense que ameaçou.
Vasco Botelho da Costa esteve sempre interventivo durante os primeiros minutos e compensou porque foram os cónegos a inaugurar o marcador. Aos 18′, no primeiro ataque do Moreirense, a equipa chegou ao golo. Bednarek cortou um remate de Teguia, mas a bola sobrou para Alan. O brasileiro rematou contra o polaco e atraiçoou Diogo Costa.
Após o 1-0, o FC Porto tentou reagir com momentos ofensivos, mas a formação de Moreira de Cónegos manteve-se sólido defensivamente. Para além disso, destaque para a forma como o Moreirense trocou bem a bola, com passes curtos e seguros à procura de chegar ao último terço.
No entanto, aos 36′, os dragões tentaram algo novo ao explorarem as costas da defesa do Moreirense, lançando Gabri Veiga na rutura. O espanhol rematou na perfeição e a bola entrou na baliza para o empate, mas o lance foi anulado por fora de jogo.
Até ao final do 1.º tempo, o FC Porto cresceu e chegou mesmo ao 1-1, já no período de descontos. Na sequência de um canto, Maranhão agarrou Froholdt na área e o foi assinalada grande penalidade, após recurso ao VAR.
Samu não vacilou e fez o golo, apesar de André Ferreira ter adivinhado o lado.
Mais intensidade azul e branca deu resultado
Ao intervalo, Francesco Farioli trocou Borja Sainz por William Gomes, em busca de maior imprevisibilidade ofensiva.
A segunda parte começou intensa com o uma falta sobre Pepê, bem com outra pedida pelos dragões sobre Gabri Veiga. O FC Porto mostrou-se muito mais interventivo ofensivamente e dispôs de mais oportunidades perigosas, como aconteceu aos 56′. Samu recebeu e rematou forte para uma boa defesa de André Ferreira.
De seguida, Rodrigo Mora foi chamado a jogo para o posto de Gabri Veiga. Vasco Botelho da Costa também mexeu com a entrada de Guilherme Schettine no lugar de Yan Lincon.
Os dragões continuaram bastante agressivos na saída de bola e em momento de contra-ataque, com várias oportunidades para operar a reviravolta. Ainda assim, o Moreirense estava atento às raras oportunidades que teve para respirar e Benny esteve perto de surpreender Diogo Costa, que estava adiantado, com um remate a muitos metros de distância.
William Gomes tentou a sua sorte, tal como Mora com um remate ao poste, mas nada feito. À passagem dos 70 minutos, o lesionado Francisco Domingues saiu para ser rendido por Álvaro Martínez. No FC Porto, Francisco Moura e Pepê saíram para as entradas de Dominik Prpi e Deniz Gül.
Os cónegos foram ‘queimando’ tempo à espera de que o relógio passasse mais rápido e também para respirar. A equipa da casa correu atrás da bola na 2.ª parte e apenas saiu em contra-ataque. Diogo Travassos protagonizou um desses casos, aos 76′, com um remate potente, mas que passou ao lado da baliza de Diogo Costa.
O FC Porto tanto tempo que acabou por ser recompensado com a reviravolta no marcador. Aos 89′, os dragões ganharam canto, Rodrigo Mora bateu, Kiwior desviou ao 1.º poste e Deniz Gul completou para o golo azul e branco.
Estava feito o 2-1 para euforia dos adeptos portistas em Moreira de Cónegos. O golo permitiu que o FC Porto gerisse o resultado nos minutos que restavam, tendo conseguido segurar os 3 pontos até ao apito final.
Nota para a estreia de Yann Karamoh com a camisola do FC Porto, depois de ter entrado aos 84′ para o posto de Samu.























