O FC Porto venceu o AVS por 2-0, em partida a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. Samu, com um bis, apontou os dois golos do conjunto liderado por Francesco Farioli. Já o AVS continua mergulhado no último lugar, com apenas quatro pontos somados.
Veja a galeria
No último jogo de 2025, o FC Porto tinha perante os seus adeptos a oportunidade de ouro para dobrar o ano com cinco pontos de vantagem sobre o Sporting e alargar para uma vantagem de 10 pontos a distância para o Benfica, depois do empate dos encarnados em Braga.
Para a partida frente aos avenses, Francesco Farioli mexeu em três elementos: William Gomes assumiu o lugar de Borja Sainz, Francisco Moura entrou para o lugar de Alberto Costa e Jan Bednarek regressou ao centro da defesa.
O FC Porto iniciou a partida a pressionar alto, perante um AVS compacto atrás com uma linha de cinco no momento defensivo e um meio campo muito bem povoado.
Ainda assim, nos primeiros minutos, os visitantes foram conseguindo manter os donos da casa longe da baliza. O primeiro aviso surgiu à passagem do minuto 12, com Samu a rematar à figura e a obrigar o guardião Simão a uma defesa segura.
O AVS tentou responder, por intermédio de Spencer, num cruzamento, mas Bednarek afastou a bola da zona de perigo.
À passagem da meia hora o FC Porto ficou próximo do 1-0. Cruzamento de Pepê, o dinamarquês cabeceou e Simão conseguiu evitar o que parecia certo.
No mesmo minuto, respondeu o Aves. Diogo Costa saiu da baliza, Tomané apareceu em boa posição, mas estava lá Bednarek a limpar a jogada.
O intervalo chegava, com o FC Porto em dificuldades para ultrapassar a linha defensiva avense.
O segundo tempo não poderia ter arrancado da melhor forma para o FC Porto: Samu abriu as contas ao minuto 48, numa jogada individual que só parou no fundo da baliza.
Já com Cláudio Ramos em campo, após a saída de Diogo Costa, Perea assustou num pontapé de longe, mas sem perigo para a baliza portista.
Aos 58m, Rodrigo Mora abriu o livro, numa grande jogada, deixando para Pepê disparar com perigo.
Ao minuto 65, os portistas beneficiaram de uma grande penalidade: pontapé convertido por Samu Aghehowa, para o bis, numa falta assinalada sobre Gabri Veiga.
O minuto 88 serviu para homenagear Pinto da Costa, com os adeptos a mostrarem uma enorme tarja no topo sul.
Vitória tranquila do FC Porto após uma primeira parte em que o AVS até deu uma boa réplica, mas ficou-se apenas pela eficácia defensiva.
Os dragões contam agora com 46 pontos, o Sporting tem 41 e o Benfica está já a 10 pontos da liderança, com 36 pontos.























